A pandemia do coronavírus forçou uma nova realidade nos hábitos e comportamentos da sociedade. Nesse contexto de mudança, as mídias sofreram transformações nunca antes experimentadas, em um curto espaço de tempo. Com isso, a relevância e a responsabilidade dos veículos de comunicação aumentaram, sobretudo dos locais.
“Com o impacto direto sobre todos, a pandemia criou a necessidade de obtermos informações locais, sobre nossa cidade, nosso bairro, nossa rua”, observa o presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS), Adair Weiss.
Ele relembra as dificuldades dos jornais impressos de se mostrarem relevantes e influentes antes da pandemia, quando muitos achavam que os impressos acabariam. “Hoje, as pessoas podem até entrar pelas redes sociais, mas procuram nossos jornais e portais o tempo todo para checar. Elas querem confirmar, saber e entender o micro, o local, o serviço prestado em cada cidade ou comunidade. Com isso, nossa responsabilidade se amplia e confirma a credibilidade dos jornais. A sociedade retoma sua percepção sobre a importância desses veículos para a articulação e o crescimento locais”, conclui.
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A informação é corroborada pelo jornalista e consultor de meios de comunicação Eduardo Tessler, que tem dedicado os últimos anos para compreender o fenômeno da transformação. Ele também percebe a retomada das mídias regionais e locais. “A população precisa de fontes mais confiáveis e mais próximas. É muito mais lógico eu ser
de Lajeado ou Santa Cruz e confiar nos jornais da minha cidade do que acreditar nesses tantos sites que surgiram, sabe-se lá de onde e que frequentam grupos nas redes sociais”, salienta.
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Realidade mundial
O gráfico abaixo mostra que as mídias locais ascenderam em todo o mundo, com destaque para os jornais
impressos como os mais confiáveis para a população. (Fonte: estudo do Reuters Instute dor the Study of Jornalism)
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Gazeta, uma referência para o interior gaúcho
No contexto de atuação dos grupos de comunicação de alcance regional, nas diferentes áreas do interior do Rio Grande do Sul, a Gazeta tem se destacado de forma referencial e intensa nos últimos anos. Além da tradição representada e assumida pelo jornal Gazeta do Sul, com seus 76 anos de circulação; o pool de cinco emissoras de rádio, três delas em Santa Cruz do Sul, e a Editora Gazeta, de atuação nacional, tiveram seus conteúdos centralizados no Portal Gaz, a plataforma digital da Gazeta.
E nesse ambiente os números são crescentes e muito expressivos. Enquanto a Gazeta do Sul é o jornal com o maior índice de leitura junto a sua região, a Rádio Gazeta FM 107,9 é a quarta emissora mais lembrada na pesquisa Top Of Mind no Rio Grande do Sul, de forma disparada a mais citada no interior do Estado, e o Portal Gaz é o site de notícias com a maior audiência no interior gaúcho.
“Somos produtores de notícias hiperlocais e multiplataformas. A Gazeta produz jornalismo e entretenimento em rádio, jornal e plataformas digitais com foco regional, mas sem descuidar dos fatos no País e no mundo”, refere Luciana Valentini, gerente de Marketing da Gazeta. “A partir dessas mídias, nos conectamos diariamente com milhares de pessoas e nos responsabilizamos pela fiscalização do que é de interesse público para garantir a relevância da notícia local, além de abranger acontecimentos de destaque em níveis nacional e internacional.”
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Luciana elenca números para embasar sua reflexão. “No Portal Gaz, temos mais de 566 mil usuários únicos em média por mês, em dados relativos ao período de janeiro a maio de 2021”, cita. “No Facebook, são 167 mil seguidores, e 67 mil no Instagram, este alcançando mais de 80 mil contas mensalmente com as publicações.” Luciana lembra que as redes sociais, em especial o Facebook, são fontes importantes de tráfego para o portal, embora mais de 60% da audiência seja originada organicamente.
“Nossos assinantes são engajados e consomem grande parte do conteúdo produzido, permanecem no Portal Gaz mais de 4 minutos e, entre usuários e assinantes, visualizam por mês mais de 7,4 milhões de páginas, demonstrando com a frequência e tempo de uso a fidelidade ao portal”, cita. “Essa fidelidade acaba por confirmar nossa credibilidade e proximidade com a região. Os números também têm impacto na sustentabilidade do negócio, uma vez que potencializam os resultados para anunciantes e parceiros, além da receita de assinaturas.” Luciana ainda menciona que o Portal Gaz tem registrado audiência crescente também fora da região, em especial em Porto Alegre e na região metropolitana e até em São Paulo, capital.
A Gazeta do Sul, enquanto jornal impresso, segue relevante como referência de notícias consumidas no início de cada dia, atualizadas em tempo real no Portal Gaz. “Nossos leitores ainda podem encontrar os conteúdos produzidos no aplicativo Gaz ou na versão digital do jornal impresso”, salienta.
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