A abertura da 4ª edição da Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino foi realizada na manhã desta segunda-feira, 19, com o slogan “Docência na contemporaneidade: reflexões, práticas e aprendizagens.” O evento ocorreu no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A segunda etapa da programação continua nesta terça-feira, 20.
A atividade, que foi realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), marca o início do ano letivo e é uma ação de formação continuada para professores, equipes pedagógicas e diretivas das escolas municipais de educação infantil, de ensino fundamental e de educação de jovens e adultos. Ao todo, cerca de 600 profissionais participaram da programação. Cerca de 11 mil alunos devem voltar às aulas nesta quarta-feira, 21.
LEIA TAMBÉM: Jornada Pedagógica abre o ano letivo para profissionais da educação
Publicidade
Este ano a palestra de abertura da jornada teve como tema o Bicentenário da Imigração Alemã. Ela foi ministrada pelo professor Jorge Luiz da Cunha. Para ele, a temática é importante para conhecer a história do povo local. “A colonização iniciou-se em 1824, em São Leopoldo. A segunda colônia surgiu em 1849, em um distrito no município de Rio Pardo. Essa colônia se emancipou e formou a nossa Santa Cruz. Por isso, é importante estimularmos nossa memória para entendermos o passado e compreendermos quem somos nós hoje.”
Ao fazer uso da palavra, a prefeita Helena Hermany destacou que os educadores possuem a missão de ensinar as crianças. “A escola são vocês [professores], que dão amor e o necessário para que os alunos tenham princípios na vida. A educação e o conhecimento ninguém tira da gente. Os professores são os exemplos para esses estudantes.”
LEIA TAMBÉM: Semana marca o retorno às salas de aula nas escolas da região
Publicidade
A chefe do Executivo também ressaltou a implantação do Vale Mais Educação. Conforme ela, a entrega do cartão deve demorar mais um tempo, em virtude do processo licitatório. “Por causa da nova lei temos que fazer uma licitação do cartão. Por outro lado, é um sistema que vai durar por dez anos.”
O valor inserido no cartão será de R$ 150,00, sendo reajustado anualmente. O objetivo é liberar o sistema para os responsáveis pelos estudantes matriculados na rede municipal, do 1º até o 9º ano, para compra de produtos escolares em lojas conveniadas do município.
Publicidade
Saiba mais
Ainda nesta primeira etapa da Jornada Pedagógica, os profissionais da educação acompanharam a palestra do professor Alessandro Marimpietri que abordou o tema Educar no século 21: novos desafios e novas possibilidades.
No turno da tarde também estão previstos dois momentos de reflexão. A primeira explanação será do professor João Lemes, com o título “O novo professor para uma nova escola – a escola da empatia, do amor e da tecnologia para alunos brilhantes”.
A segunda exposição, intitulada Autismo na visão de um autista, trará o depoimento de Marcos Petry. Ele, que é palestrante, congressista e seminarista pró-autismo, se propõe a apresentar a vivência do autista no mundo, suas experiências, aspectos de sociabilidade e interação com o meio e a importância da inclusão.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade