Santa Cruz do Sul

Jornada Pedagógica da rede municipal reúne cerca de 800 professores na Unisc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe desde a última sexta-feira, 14, a 1ª Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino. Com a temática Educação em movimento: aprender, partilhar, transformar, o evento tem como público-alvo professores, orientadores educacionais, gestores e demais profissionais envolvidos na área. A programação inclui palestras e oficinas ministradas por especialistas e é voltada a todos os níveis do ensino básico.

Conforme a titular da Secretaria Municipal da Educação, Jane Wunder Sabin, a presença de palestrantes de renome – como o professor, filósofo, pesquisador e conferencista Celso Vasconcellos e do professor e pesquisador Herbert Lima – é fundamental para alcançar o objetivo de elevar o aprendizado dos estudantes, os índices educacionais e a qualidade do ensino em Santa Cruz. Jane, que até o ano passado era diretora de uma escola municipal, destacou a satisfação de agora poder representar a classe e trabalhar por melhorias enquanto secretária.

LEIA TAMBÉM: Presidente da Câmara quer inaugurar Procuradoria da Mulher em março

Publicidade

“Tudo isso começa aqui na jornada pedagógica, com a formação do professor, para que ele consiga passar para os alunos.” Ressaltou ainda a importância de os docentes aprenderem com os alunos e a troca de experiência com os colegas de outras instituições, a fim de identificar e replicar iniciativas de sucesso. “Esse compartilhamento é fundamental para que a gente consiga uma educação de qualidade e um espaço escolar de respeito, onde possamos aprender a cada dia. ”

O quadro de servidores municipais da área educacional soma quase 2 mil pessoas, já contabilizando os novos contratos. Os professores são cerca de 900, enquanto o restante se divide entre supervisores, orientadores, atendentes, auxiliares, serventes e equipes diretivas distribuídas em 46 escolas.
Em sua fala, a secretária apontou a relevância da jornada ao salientar a necessidade de formar bons profissionais, capazes de identificar as demandas dos alunos desde a Educação Infantil.

Valorização

O prefeito Sérgio Moraes prestigiou a solenidade de abertura e garantiu apoio à educação. “Quando me dirijo aos colegas, porque somos colegas de trabalho, quero dizer que nossa única diferença é a função, pois nada mais sou do que um funcionário público trabalhando pela comunidade, e posso garantir que meu governo vai ser para todos.”

Publicidade

Ele lembrou que conversou com representantes do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprom) nos primeiros dias da gestão. “Já recebi o sindicato dos professores, e estamos conversando, construindo aos poucos, e temos que ver um jeito para ir melhorando a valorização do professor.”

LEIA TAMBÉM: “Todos saíram correndo e o comércio fechou”, diz coordenadora de loja atingida por tipuana

Moraes salientou que irá a todas as instituições de ensino. “Quero visitar todas as escolas, pois sei que tem prédios com problemas de infraestrutura, e que inclusive foram destinados recursos para corte de galhos na gestão anterior, enquanto banheiros que precisavam ser revitalizados foram esquecidos. Temos que inverter esse processo, e nos preocupar mais com a qualidade das escolas e da educação para as crianças. Essa queda na qualidade de ensino é de responsabilidade de todos nós, e podem contar comigo, portanto, sou parceiro de vocês para melhorarmos isso”, garantiu.

Publicidade

Agenda

A programação da Jornada Pedagógica continua nesta terça-feira, 18, com oficinas distribuídas em salas de aula da Unisc e direcionadas às diferentes áreas do conhecimento. Projetos pedagógicos, literatura, contação de histórias, alfabetização, escrita, práticas curriculares colaborativas, artes, educação física, matemática, ciências e língua portuguesa são algumas da temáticas a serem explicadas.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.