Categories: Educação

Jornada pedagógica aborda tecnologia em sala de aula

O ano letivo de 800 professores das creches e escolas municipais, assim como o trabalho de 200 serventes dessas instituições, terá início nesta quinta-feira, 14. Os professores participam da jornada pedagógica e os demais servidores, de um encontro de formação técnica. O foco é alinhar o discurso e ampliar o debate em cima do conhecimento e das novas formas de obtê-lo, por meio da tecnologia que está em todos os cenários da vida contemporânea.

Segundo a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, um dos maiores desafios da área atualmente é a fusão do conhecimento com o uso de dispositivos digitais a favor dele. “Como professores podem trabalhar com estas ferramentas e como os alunos podem utilizar a informação correta, de forma a gerar o conhecimento. Essas são questões importantes”, ressalta. 

Dois palestrantes tratarão do tema, dividindo aprendizado e uso de tecnologia em palestras separadas, no turno da manhã da jornada. Nesse momento, participarão todos os mais de 800 professores da rede. À tarde, a formação será voltada aos 250 professores da educação infantil. As palestras ocorrerão no auditório central do campus da Unisc em Santa Cruz.

Publicidade

Na Câmara de Vereadores, cerca de 200 serventes das 25 escolas de ensino fundamental e 20 creches participarão de um encontro de formação continuada com profissionais da Educação. “É sempre importante reforçar os cuidados que se precisa ter com a higienização e a manipulação de alimentos. Por isso, uma vez por ano fazemos essa reciclagem com as serventes também”, justifica Jaqueline Marques. Além do trio de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, a psicóloga Aline Carvalho Vendrusculo vai tratar sobre o assunto Aspectos emocionais na alimentação infantil no encontro de serventes, que vai começar às 13h30.

Palestrantes

Leila Ribeiro 

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e diretora da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), apresentará a palestra Diretrizes para o ensino de computação na educação. 

Publicidade

Vasco Moretto 

Mestre em didática das ciências pela Universidade Laval, de Québec, no Canadá, o palestrante tratará do tema Educar para o desenvolvimento de competências, o desafio do professor competente. Leila e Vasco são as atrações da manhã desta quinta-feira, a partir das 7h30, na Unisc.

Paulo Sérgio Fochi

Publicidade

Doutorando em Educação, na linha de didática, teorias de ensino e práticas escolares pela Universidade de São Paulo (USP), ele falará diretamente aos professores dos pequeninos, com o tema Educação infantil: novos mundos possíveis. O credenciamento para a palestra de Fochi se inicia às 13h30, também no auditório central da Unisc.

Na segunda-feira, 11 mil voltam às aulas

No dia seguinte à jornada pedagógica e capacitação de serventes, o trabalho nas escolas municipais já terá início. Conforme a secretária municipal de Educação, é o momento de “arrumar a casa” para dar a partida à jornada escolar de 2019. “É o dia de preparação, a data de ajustes e de deixar tudo pronto para o início do ano letivo, que começa com a chegada dos alunos, na segunda-feira, 18.” 

Ao todo, são esperados 11 mil alunos. A maior parte deles – 6,5 mil – nas 25 escolas municipais de ensino fundamental (emefs). Nas escolas de educação infantil (Emeis), serão cerca de 4 mil. “O número ainda não está fechado, pois ainda ocorrem ajustes de matrícula e finalizações, mas serão aproximadamente 11 mil alunos retornando às salas de aula em Santa Cruz. Começará a movimentação nas escolas”, afirma Jaqueline.

Publicidade

Matrículas em escolas da rede estadual ocorrem até março

Os estudantes que perderam os prazos para fazer a matrícula terão mais uma oportunidade. Até 29 de março, o gerenciamento das vagas será feito diretamente nas escolas da rede pública estadual. A Secretaria Estadual de Educação afirma que ninguém ficará sem vaga. Na matrícula, será solicitado atestado de vacinação atualizado para alunos do primeiro ano do ensino fundamental.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.