ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Jorge Luiz da Cunha: “Amar o ser humano é algo fundamental na educação”

Jorge: "Meu avô Alberto sempre dizia: a vida vale a pena quando agimos para ser felizes!"

Foi em Roca Sales, onde nasceu, que iniciou a caminhada do professor e historiador Jorge Luiz da Cunha. Com 63 anos, desde 1996 está vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na instituição, foi por oito anos diretor do Centro de Educação e por cinco pró-reitor de Graduação. Aos 17 anos, e meses após ter perdido o pai, Darcy, ingressou no curso de Estudos Sociais da antiga Fisc, atual Unisc, ao mesmo tempo em que começou a trabalhar na Souza Cruz, junto à qual atuou por cinco anos.

Formado, tornou-se o primeiro mestre e o primeiro doutor da Unisc. Fez mestrado em História na Universidade Federal do Paraná e doutorado em História Medieval e Moderna Contemporânea na Universität Hamburg, na Alemanha. E é pós-doutor pela Unisinos. Em Santa Cruz, conheceu a professora Ana Zoé Schilling, com quem se casou, estando hoje divorciados. Tiveram os filhos Maurício, de 34 anos, e Mariana, de 32, que residem em Santa Cruz. Maurício e a esposa Greice lhes deram os netos Gustavo, de 6, e Gabriela, de 3.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Precisamos instigar o pensamento crítico dos alunos”, reflete secretário sobre mudanças na educação

Publicidade

Atualmente, Jorge reside em Lajeado, onde se radicaram os pais, e onde a mãe, Maria, morou até o falecimento, no início deste ano, aos 83 anos. No município também reside o irmão João Carlos (outro irmão, José Paulo, é falecido). Autor de centenas de artigos científicos e de 23 livros, entre próprios ou organizados, tem inúmeras participações em coletâneas. A partir de Lajeado, por e-mail, Cunha refletiu sobre temas como história, memória, imigração alemã e educação em sentido amplo.

Entrevista – Jorge Luiz da Cunha, professor e historiador

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta