Uma das maiores honrarias do Exército Brasileiro, a Medalha do Pacificador será entregue, no começo da noite desta sexta-feira, 25, ao diretor executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva. A homenagem será prestada na sede do 3º Regimento de Carros de Combate, em Ponta Grossa, no Paraná, pelo comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, general de Brigada Jorge Roberto Lopes Fossi, o qual fez a indicação do nome.
“Ser reconhecido com uma das mais altas condecorações do Exército Brasileiro é motivo de orgulho. Tenho que compartilhar esta honraria com os colegas da associação e de toda a comunidade santa-cruzense, que sempre apoiou nossas iniciativas”, comenta Alei.
Alei é oficial do Exército formado pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Porto Alegre. Natural de Bento Gonçalves, se mudou para Santa Cruz, onde serviu no extinto 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BIMtz) entre 1977 e 1985. A condecoração, no entanto, é um reconhecimento pelo apoio enquanto civil. Presidente da Associação dos Oficiais Militares de Santa Cruz, entidade que congrega oficiais da reserva e da ativa do Exército Brasileiro, liderou o movimento que trouxe para o município o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), diante do risco da transferência da unidade militar local.
Publicidade
Fossi, que comandou o 7º BIB, também destaca a importância do homenageado para a criação do memorial do 8º BIMtz, por meio da captação de recursos, e para a instalação do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). “Como comandante, via a dedicação voluntária dele para ajudar o Exército”, comenta. “É uma indicação muito merecida e me sinto privilegiado de consegui-la”, acrescenta o general.
A entrega da condecoração ocorrerá às 18h30, durante a formatura alusiva ao Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto. Na ocasião, também será concedida a Medalha do Pacificador ao tenente-coronel Eleuson Marcos Nunes, oficial de Logística do Estado Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, de Ponta Grossa. Haverá ainda a entrega de medalhas por serviços prestados ao longo da carreira a outros 14 militares.
A homenagem
Publicidade
A medalha é uma homenagem a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias – também conhecido como o Pacificador em razão de suas ações pacíficas mesmo diante das experiências vitoriosas –, e lembrada no dia do seu nascimento, em 25 de agosto. Em 1955 transformou-se em uma condecoração a militares e civis pelos serviços prestados ao Exército. Entre civis, segundo o general Jorge Roberto Lopes Fossi, é a segunda maior honraria, atrás apenas de Ordem do Mérito Militar. Em 2016, o juiz Sérgio Moro foi uma das personalidades civis condecoradas com a mesma medalha. Neste ano, a homenagem será feita ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot.