Colunistas

Jon Fosse recoloca a Escandinávia no centro das atenções

O escritor norueguês Jon Fosse completou 64 anos no dia 29 de setembro. Pode-se dizer que o maior e melhor presente que pudesse ganhar, em sua dedicação ao universo da arte e da cultura, recebeu na última quinta-feira, quando foi contemplado com o Prêmio Nobel de Literatura de 2023, a maior honraria concedida a um escritor em nível global.

E é sem dúvida um reconhecimento justo. Sua obra é amplamente conhecida e elogiada no mundo todo. E o fato de seus livros ainda não estarem presentes em maior número nas livrarias brasileiras apenas confirma o que já acontecia com relação a outros ganhadores de Nobel. Menos mal que, uma vez mais a exemplo de vencedores de anos anteriores, também a obra de Fosse agora tende a ganhar visibilidade.

Por sinal, isso passou a acontecer já no próprio dia, e até vinha se efetivando. A Companhia das Letras desde meados do ano anunciava o lançamento, em setembro, de um romance, É a Ales, com tradução de Guilherme da Silva Braga, em 112 páginas, a R$ 64,90, volume que chegou às livrarias físicas no dia 25 de setembro. E, em simultâneo, a editora Fósforo anunciou o lançamento de outro romance breve, Brancura, em tradução de Leonardo Pinto Silva, com 64 páginas, a R$ 59,90. A obra chegará às livrarias no dia 19 deste mês.

Publicidade

Estes se juntarão, assim, ao romance Melancolia, que a Tordesilhas havia lançado em 2015, com tradução de Marcelo Rondinelli. Agora, sim, será efetivamente possível conhecer melhor a obra de Fosse.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.