Categories: Geral

Johnson anuncia vacina em dose única com eficácia de até 66%

A vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19, com apenas uma dose, apresentou uma eficácia de 66%, anunciou a empresa nessa sexta-feira, 29. O índice é menor que o de outras fabricantes, mas uma única injeção pode ajudar a imunizar mais pessoas em menos tempo. Para casos com sintomas mais graves, ela tem uma eficácia de 85%.

Os testes foram realizados nos Estados Unidos e em outros sete países. Segundo a J&J, a vacina funcionou melhor nos EUA – com 72% de eficácia contra Covid-19 de moderada a grave – do que na África do Sul, onde teve de lidar com um vírus mutante mais fácil de se espalhar e obteve 57%. “Jogar com uma dose certamente valeu a pena”, disse o diretor de pesquisa global do grupo, Mathai Mammen.

LEIA MAIS: Ministério da Saúde confirma nova aquisição de doses da vacina contra a Covid-19

Publicidade

Os especialistas contavam com uma vacina de dose única que aumentasse os escassos suprimentos e evitasse o pesadelo logístico de fazer as pessoas voltarem para o reforço. Mas com vacinas concorrentes que se mostraram 95% eficazes após duas doses, a questão é se um pouco menos de proteção é uma troca aceitável para obter mais imunizantes de maneira rápida.

Dentro de uma semana, a J&J entrará com pedido de uso emergencial nos EUA e depois no exterior. Espera fornecer 100 milhões de doses aos EUA até junho. A base são conclusões preliminares de um estudo com 43.783 voluntários que ainda não foi concluído.

LEIA TAMBÉM
MP analisa quase 300 denúncias de casos de fura-fila no Rio Grande do Sul
Em Santa Cruz, sentimento é de esperança entre os imunizados

Publicidade

A J&J disse que a vacina é segura, com reações semelhantes a outras injeções de Covid-19, como a febre que ocorre quando o sistema imunológico é acelerado. Embora tenha divulgado poucos detalhes, a empresa disse que não houve reações alérgicas graves.

Os resultados provisórios vêm na esteira de outra vacina em teste final. A Novavax informou nessa semana que sua vacina é 89% eficaz em um estudo no Reino Unido.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.