Esportes

Jogos Sul-Brasileiros de Aposentados reúnem 380 participantes

Santa Cruz do Sul recebeu visitas de centenas de pessoas durante a 22ª edição dos Jogos Sul-Brasileiros de Aposentados do Banco do Brasil. O evento ocorreu entre quarta-feira, 1º, e domingo, 5. Cerca de 380 atletas acompanhados das famílias vieram participar das competições. O encontro teve representantes de Associações Atléticas Banco do Brasil de Balneário Camboriú (SC), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Londrina (PR), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Toledo (PR). 

As partidas foram realizadas na sede da AABB, no Bairro Country. Com 14 hectares, o espaço conta com ginásio poliesportivo, três quadras de areia, piscina, duas quadras de tênis, pista de corrida e quatro campos de futebol.

LEIA MAIS: AABB Santa Cruz do Sul irá sediar o SULBRAABB

Publicidade

Lisandra Faccin: estímulo ao turismo local

Os jogos envolveram 14 modalidades: corrida, natação, tênis masculino (dupla, simples master 50 anos e simples hipermaster 65 anos), futebol minicampo (master 50 anos, supermaster 60 anos, hipermaster 65 anos e ultramaster 70 anos), truco, pôquer, canastra e sinuca.

No decorrer dos quatro dias, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os pontos turísticos e a história de Santa Cruz do Sul. Com o guia Luís Carlos Moritzen, ex-presidente da associação, visitaram a Catedral São João Batista, o Parque da Cruz, Distrito Industrial e o Monumento do Imigrante.

LEIA TAMBÉM: Escolinhas da AABB se destacam na JEEAB em Santo Ângelo

Publicidade

Para a vice-presidente da associação, Lisandra Faccin, o evento beneficia não só os grupos integrados, mas também o município. “Ficamos muito felizes em ter recebido a 22ª edição. Ela movimenta o comércio local, a rede hoteleira e dá a oportunidade de as pessoas conhecerem nossa bela cidade e sua riqueza cultural.”

Saúde e bem-estar

Durante a tarde de sábado, os aposentados participaram da corrida em torno do lago. Anibal Rumiato, presidente da AABB de Londrina, foi um dos competidores. Aos 75 anos, o corredor, que também é goleiro do time, ficou em segundo lugar. “A vista é linda, a estrutura aqui é excelente”, destacou.

A curitibana Roberta de Almeida Martins Wermuth foi a ganhadora da prova feminina. Além da alegria por voltar para casa com uma medalha, a competidora falava com entusiasmo de sua primeira visita a Santa Cruz. “Uma cidade linda, com muito verde, casas maravilhosas, povo educado e uma comida muito gostosa.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz sedia maior jornada esportiva da AABB no Brasil

Roberta também desfrutou do espaço da sede santa-cruzense, estimulante para ela e as outras competidoras. “Acho que o evento é de integração, mas também sobre esporte. O esporte é saúde e bem-estar. Isso que importa.”

Aníbal Rumiato, de Londrina, ficou em segundo na disputa
Roberta Wermuth venceu a corrida na categoria feminina

Evento teve música e exposição

Sérgio Araújo foi um dos participantes

O clima favorável de sábado, 4, permitiu que os convidados pudessem aproveitar as paisagens naturais da sede, que conta com um lago e trilhas ecológicas. O extenso gramado e suas árvores foram bem utilizados para piqueniques, caminhadas e pausa entre as competições.

Publicidade

Durante a tarde, o evento ainda sediou a feira de artesanato itinerante “Vem pro Deck”. O espaço contou com a presença de 20 artesãos e música ao vivo.

Entre os expositores estava o bancário aposentado Sérgio Araújo. No estande, os visitantes puderam conferir seu trabalho envolvendo velas. “Foi uma excelente oportunidade para nós, artesãos, mas também para quem vem de fora poder conhecer um pouco dessa cultura”, disse.

Desempenho

Futebol minicampo ultramaster/masculino

Classificação/AABB

Publicidade

  • 1º – Curitiba/PR
  • 2º – Londrina/PR
  • 3º – Joinville/SC

Artilheiro

  • Antônio Carlos Ferreira (Curitiba) – 3 gols

Defesa menos vazada

  • Curitiba – 2 gols

Futebol minicampo hipermaster/masculino

Classificação/AABB

  • 1º – Cascavel/PR
  • 2º – Curitiba/PR

Artilheiro

  • Manoel Joaquim de Oliveira (Curitiba) – 2 gols

Defesa menos vazada

  • Curitiba – 1 gol em 3 jogos disputados

Futebol minicampo supermaster/masculino

Classificação/AABB

  • 1º – Londrina/PR
  • 2º – Santa Cruz do Sul

Artilheiro

  • Nelvo Santo Mattiello (Florianópolis) – 5 gols

Defesa menos vazada

  • Londrina – 1 gol em 3 jogos disputados

Futebol minicampo master/masculino

Classificação/AABB

  • 1º – Porto Alegre
  • 2º – Cascavel/PR

Artilheiro

  • Volnei Garcia de Lima (Porto Alegre) – 3 gols

Defesa menos vazada

  • Porto Alegre – 1 gol em 3 jogos disputados

Truco master/misto

Classificação/AABB

  • 1º – Toledo/PR: Dirceu Luiz Tessaro e Nelson Kiyoshi Tanzawa
  • 2º – Londrina/PR: José Carlos Archangelo e Takae Sawae de Campos

Canastra master/misto

Classificação/AABB

  • 1º – Santa Cruz do Sul: Lisiane Beatriz Schwingel Furst e Virginia Dorotea da Silva Russo
  • 2º – Joinville: Elizonete Maria Deglmann e Rolf Deglmann

Tênis simples master/masculino

Classificação/AABB

  • 1º – Santa Cruz do Sul: Rafael Revello Russo
  • 2º – Balneário Camboriú/SC: Álvaro Siemsen

Tênis simples hipermaster/masculino

Classificação/AABB

  • 1º – Porto Alegre: Claudemar Barbosa Vieira
  • 2º – Florianópolis: Danielo Venturin

LEIA MAIS SOBRE ESPORTE

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.