Mais de 500 pessoas participaram da 4ª edição dos Jogos Municipais de Inclusão, no Parque da Oktoberfest, nesta quarta-feira, 17, em Santa Cruz do Sul. Atividades físicas como dança, oficinas, recreação e rodas de conversa oportunizaram momentos de integração. Durante o evento, também foi celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorada entre o dia 21 e 28 de agosto.
Apresentações artísticas marcaram a cerimônia de abertura. O Hino Nacional foi interpretado pela cantora Daniela Bublitz, de Venâncio Aires, e, em seguida, o artista Itacir Dorneles do Carmo, deficiente auditivo, fez uma performance ao som da música Carruagens de Fogo.
Foto: Luiz Fernando Bertuol/Prefeitura Muncipal de Santa Cruz
Publicidade
O evento contou, também, com a participação do bicampeão mundial de vôlei, Gustavo Endres, na entrega de medalhas. É o segundo ano em que ele está presente. “Me sinto orgulhoso em ver que Santa Cruz do Sul está preocupada com a inclusão através do esporte. Uma iniciativa maravilhosa e que proporciona qualidade de vida aos participantes,” afirma.
Durante o dia, os presentes participaram de partidas de futsal, atletismo, xadrez, basquete reloginho, futebol pênalti, circuito, oficinas de sensibilização, pintura, desenho e confecção de filtros dos sonhos.
Foto: Luiz Fernando Bertuol/Prefeitura Muncipal de Santa Cruz
Publicidade
O evento contou com a presença, também, de familiares. Lucas Agnes Machados dos Santos, de 17 anos, é aluno da APAE e contou com o apoio de sua mãe, Iracema Agnes. Com muita emoção, Iracema acompanha Lucas em todas as suas apresentações artísticas. “Desde os quatro meses, Lucas freqüenta a APAE. Ele ama dançar e participa de todas as oficinas de dança. É muito importante incluir as pessoas portadoras nas atividades de integração. É essencial para o desenvolvimento deles e também para que os pais possam auxiliá-los. É emocionante ver ele feliz,” afirma.
IMPORTÂNCIA
De acordo com o coordenadorda comissão organizadora dos jogos, Flávio Ramon, o evento é uma forma de chamar a atenção para a necessidade de fomentar e consolidar política públicas de desenvolvimento. “Alunos, usuários de saúde mental, pais e profissionais estavam integrados nas atividades,” afirma.
Publicidade
Ramon acredita que é necessário ficar atento para a inclusão. “É preciso chamar a atenção da sociedade civil organizada para que as pessoas com deficiência e sofrimento mental possam praticar atividades físicas,” explicou. Os Jogos Municipais de Inclusão são realizados pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.
This website uses cookies.