Santa Cruz do Sul

Jogos Municipais de Inclusão movimentam Parque da Oktoberfest

A 11ª edição dos Jogos Municipais de Inclusão promoveu um dia de integração e acolhimento através da prática esportiva. O evento, ocorrido nesse sábado, 31, teve sua abertura oficial realizada no Ginásio Poliesportivo Pref. Arno João Frantz, o Arnão, na parte da manhã.

Ao início da cerimônia, as delegações, formadas por escolas municipais e estaduais e entidades de atendimento a pessoas com deficiência, ingressaram da quadra do ginásio ao som do Tema da Vitória, executado pela banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB).

LEIA TAMBÉM: Gabrielzinho conquista a primeira medalha de ouro do Brasil na Paralimpíada

Publicidade

Durante o ato, o secretário de Relações Institucionais e Esportes, Everson Carvalho de Bello, destacou a relevância que os Jogos de Inclusão têm para a Administração Municipal e agradeceu o empenho de todos os servidores e entidades parceiras para a realização de mais uma edição. “Esse evento só é possível porque existe uma base sólida que a Administração Municipal construiu para promover a inclusão e implementar políticas públicas”, avaliou.

O coordenador da comissão organizadora da atividade, o psicólogo Flávio Ramon, salientou que os Jogos de Inclusão de 2024 alcançaram um novo recorde de participação, com mais de mil inscrições e a adesão de 29 instituições. Conforme Ramon, a atividade também busca mandar um recado à sociedade. “É um chamamento para a pauta do desenvolvimento do paradesporto, que é o grande objetivo deste evento”.

LEIA TAMBÉM: Ricardo Gomes e Petrúcio Ferreira conquistam medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos

Publicidade

A fisioterapeuta da Associação Santa-Cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede), Patrícia Oliveira Roveda, acompanha o evento desde a sua criação. Ela destaca que os Jogos de Inclusão contribuem imensamente para a inclusão. Ela destaca que, com o passar dos anos, mais pessoas sem deficiência passaram a se envolver e a participar da atividade. “É uma oportunidade para a comunidade interagir um pouco mais e conhecer a realidade de trabalho das escolas. É gratificante participar, como profissional e pessoa”, avaliou.

Além do Arnão, as atividades também foram desenvolvidas nos pavilhões 2 e 3 e na pista de corrida do campo municipal. Os Jogos de Inclusão contaram com práticas nas modalidades de dança, vôlei sentado, xadrez, judô, crossfit, basquete reloginho, futebol pênalti e bocha adaptada, além de provas de atletismo. também foi realizada oficina de beleza e show de talentos.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.