Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Imigração alemã

Jogos germânicos: diversão também para as novas gerações

Foto: Iuri Fardin

Pendelkegel exige habilidade, o que despertou a curiosidade das crianças do local

Durante a programação desse domingo, 19, nas comemorações dos 172 anos de imigração alemã em Santa Cruz do Sul, a comunidade de Linha Santa Cruz teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os jogos trazidos pelos imigrantes. Três modalidades foram demonstradas no pavilhão da Comunidade Católica: Tischkegel (bolão de mesa), Trummzegewette (corte de lenha com serrote traçador) e o mais procurado deles, o Pendelkegel (bolão de bola presa).

Conforme Décio Hochscheidt, integrante da organização e um dos instrutores dos jogos, o Tischkegel e o Pendelkegel têm regras semelhantes: cada equipe tem três tentativas para derrubar os nove pinos e, ao final delas, vence a que alcançar a maior soma. Em caso de igualdade, o critério de desempate é a terceira tentativa, sendo declarada vencedora a equipe que tiver derrubado o maior número de pinos. Já no Trummzegewette, disputado em duplas, o objetivo é serrar a lenha no menor tempo possível.

No Trummzegewette, as duplas participantes precisam mostrar agilidade para executar o corte da lenha no menor tempo possível

Os jogos germânicos chamaram a atenção principalmente das crianças. Com regras simples e movimentos de fácil execução, elas não tiveram dificuldades para aprender e praticar, fazendo até mesmo competições entre si. “Isso é o mais importante. Por isso que fazemos questão de vir sempre que somos chamados, para não deixar morrer a tradição”, diz Décio. “É uma diversão diferente, porque hoje a gurizada está só no celular. Aqui é ao vivo, é interessante e bonito de ver”, completa.

Publicidade

Nos tempos antigos, as competições entre as sociedades esportivas eram levadas muito a sério, com rivalidades acirradas. Os prêmios, apesar de muitas vezes simples, eram motivo de disputa. Décio explica que o tesoureiro da comunidade era responsável por adquirir produtos como sabão em pó, detergente, sal e açúcar. Tudo então era disposto sobre uma mesa. Após o término da competição, as equipes podiam escolher seus brindes, por ordem de classificação.

No Tischkegel, vencedor será quem conseguir derrubar mais pinos após três tentativas

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.