A programação da Semana da Diversidade de Santa Cruz do Sul começou nesse domingo, 10, com a realização dos jogos de integração. O objetivo da competição, realizada no ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foi chamar a atenção para o preconceito que a população LGBTQIA+ sofre no esporte e oferecer um espaço para as práticas esportivas a todos os interessados. O evento foi gratuito e aberto a toda a comunidade.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi), Ruben Quintana, a organização quis incluir o maior número de atividades possível e que as mesmas não ficassem restritas a debates e questões políticas. “Quisemos segmentar, então buscamos cultura, saúde e educação. Faltava o esporte, que é fundamental para todo mundo, e sabemos que o preconceito dentro do esporte no Brasil ainda é muito grande”, observou. Essa realidade, segundo Quintana, pode ser percebida quando algum atleta se manifesta sobre o tema. “Mesmo quando é um profissional do esporte, ele não é visto dessa forma, é visto como uma pessoa que está declarando a sua sexualidade.”
LEIA TAMBÉM: Comudi prepara programação alusiva ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ para o mês que vem
Publicidade
O objetivo inicial era realizar um torneio de futebol de salão e outro de vôlei. No entanto, não houve participantes suficientes para o futebol. Em função disso, somente a competição de vôlei ocorreu, com seis equipes inscritas. “Deu muito certo, reuniu muita gente. A nossa ideia era exatamente essa, integrar as pessoas que querem jogar. Sabemos que muitas pessoas têm vontade mas não jogam por essas situações de preconceito”, salientou Quintana. Em sua avaliação, o evento foi um sucesso de jogadores e de público. “Tivemos famílias que vieram aqui assistir, trouxeram os filhos, foi muito positivo.”
Quintana ainda ressaltou a força do movimento LGBTQIA+ em Santa Cruz, que vem crescendo nos últimos anos. “É um trabalho que vem desde a formação do coletivo Desafios, há 11 anos. Sempre reforçamos o diálogo com todos os segmentos e temos buscado isso cada vez mais”, recordou. “Não queremos implantar nada em ninguém, queremos conversar com a sociedade, com quem quer ter esse diálogo, e isso tem dado muito certo.” Santa Cruz é um dos três municípios gaúchos que possuem um conselho de diversidade formalizado e o único do interior a realizar a Semana da Diversidade.
LEIA TAMBÉM: Preconceito afeta produção de dados sobre a população LGBTQIA+
Publicidade
No mês de agosto serão realizados ainda o concurso Miss e Mister Diversidade, no dia 6, e também a Parada da Diversidade, com o tema “O Preconceito Mata”, no dia 7.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.