O bicampeão mundial de judô, João Derly, esteve em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira, 11, para visitar o projeto da Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), existente há 19 anos, no dojô inaugurado por ele no início de 2020 em uma estrutura do Tênis Clube Santa Cruz. Ele falou com os jovens judocas e até lutou com alguns deles, ao lado dos professores.
Uma novidade no projeto é a expansão para o oitavo polo, o que vai oportunizar mais 200 vagas no Centro de Iniciação do Esporte (CIE), do Bairro Faxinal Menino Deus. Com isso, a iniciativa passará a contar com 900 crianças atendidas, em três turnos, de segunda a sexta-feira. Os alunos destacados nos polos ainda treinam das 18 às 21 horas, três vezes por semana, no Tênis Clube Santa Cruz, com direito a transporte. No mês passado, Lucas Marques conquistou um resultado expressivo em Curitiba. Foi vice-campeão brasileiro sub-15.
Para o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Bello, o esporte é um fator de desenvolvimento, principalmente em territórios afetados diretamente pela violência e tráfico de drogas. “As artes marciais ensinam a lidar com adversidades, a combater os impulsos agressivos e na capacidade de persistência. Ajuda a lidar e vencer os medos, uma filosofia levada para fora dos tatames”, destacou.
Publicidade
João Derly gostou da técnica e movimentação dos pequenos judocas. Ele enalteceu a presença dos pais, definidos como um exército para apoiar os guerreiros presentes no tatame. Derly relatou as dificuldades e a perseverança que teve para conquistar os resultados da carreira. Oriundo de um projeto desenvolvido em uma escola pública do Morro Santana, em Porto Alegre, Derly chegou a treinar seis horas por dia, ao mesmo tempo que estudava e trabalhava. “O judô foi classificado pela Unesco como o esporte mais completo pelos valores morais e importância do desenvolvimento motor nas crianças. É um ganho para a sociedade quando está inserido em locais dominados pela violência e pelo tráfico”, sublinhou.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.
Publicidade