Atualizado às 18h
Jaqueline Beatriz Weber, atleta da equipe AMO/Unimed VTRP, entrou como uma das favoritas à final dos 800 metros rasos do Troféu Brasil de Atletismo, em São Bernardo do Campo (SP), e confirmou a sua condição. Na quinta-feira, 30 de junho, foi a segunda colocada na terceira semifinal com 2min11s40, o quinto melhor entre as oito classificadas. A prova decisiva da especialidade foi nesta sexta-feira, 1º, às 14h35. Jaque melhorou o seu tempo, cravando 2min10s68, mas terminou na sexta colocação. July Ferreira da Silva, do BM&FBovespa, venceu a prova com 2min03s94. Flávia Maria de Lima, do ASA São Bernardo, e Jéssica Gonzaga dos Santos, do Pinheiros, completaram o pódio.
Ainda nesta sexta, às 15 horas, Victor Mateus Maier foi a campo para a final do arremesso do peso. Melhor arremessador gaúcho da atualidade, ele pretendia ficar entre os 15 melhores em sua segunda participação no Troféu Brasil e conseguiu: foi o 12º colocado com a marca de 14m09. Darlan Romani, do BM&FBovespa, venceu a prova com 20m21, seguido de Willian Denilson Venancio Dourado (18m93), da Arpa São José do Rio Preto, e Valdivino Vinicios Almeida Nunes do Santos (18m64), da FAE.
Publicidade
Helen Spadari, outra atleta de idade sub-20 da AMO, competiu na final dos 3.000 metros com obstáculos às 17h05. Ela também foi a São Bernardo em busca de experiência e alcançou o seu objetiva, terminando a prova em 12º lugar com 12min08s48. Tatiane Raquel da Silva, do IPEC, foi a campeã com 9min49s22, batendo o recorde do campeonato, que era dela mesma. Recordista brasileira, Juliana Paula Gomes dos Santos, do BM&FBovespa, marcou 9min50s89 e foi a segunda colocada, seguida de Jenifer do Nascimento Silva, do Pinheiros, que cravou 10min05s91.
Últimas chances de índice olímpico
Jaque Weber voltará à pista no sábado, 2, às 10h35, para o qualificatório dos 1.500 m, onde também é favorita para a classificação – a final será no domingo, 3, às 11h05. Nesta prova, Jaque terá a companhia da colega da AMO, Gabriela Bender, que conquistou recentemente o título de campeã brasileira da especialidade na categoria sub-20. Estreante no Troféu Brasil, a quaraiense quer acumular experiência, porém também tem chance de figurar na final.
Também no sábado, às 13h30, Fabiano Peçanha correrá na semifinal dos 800 metros rasos. Além da classificação para a final, ele tem como meta atingir o índice olímpico da prova, que 1min46. O atleta da AMO/Unimed VTRP está a 1s42 do objetivo com a sua melhor marca deste ano. A última oportunidade de obtenção desse índice será justamente na final dos 800 m no domingo, 3, às 11h20. A TV CBAt transmite ao vivo o Troféu Brasil por meio de sua página no Facebook (www.facebook.com/oficialcbat).
Publicidade
Outro atleta da AMO/Unimed VTRP, de Santa Cruz do Sul, Maximilian Lacerda, atleta que reside em Caxias do Sul, abriu a participação da equipe no Troféu Brasil na quinta-feira. Ele competiu no qualificatório do lançamento do martelo pela manhã. Ele foi ao torneio com o objetivo de ficar entre os 12 finalistas, mas não deu. Com 47,07 metros, Max ficou em oitavo lugar na sua série – os seis primeiros de cada uma das duas se classificavam para a final – e em 14º no geral.
O torneio, que vai até domingo, 3, reúne cerca de 800 competidores inscritos por 107 clubes de 17 Estados e do Distrito Federal em São Bernardo do Campo (SP). Além disso, a Confederação Brasileira da modalidade (CBAt) aceitou a participação de representantes de sete países: Angola, Argentina, Bolívia, Chade, Chile, Paraguai e Venezuela. Esta também é a última chance para a obtenção de índices para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que serão em agosto.
Publicidade