A advogada Jaqueline Marques é a nova secretária municipal de Educação de Santa Cruz do Sul. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, no Palacinho. A nomeação de Jaqueline marca o ingresso do PDT na base aliada ao prefeito Telmo Kirst (PP).
Militante do PDT desde o início da década de 90, Jaqueline, que é filha do ex-vereador Rui Barbosa de Souza, concorreu a deputada federal em 2014 e atualmente está à frente da sigla no município. Seu nome passou a ser cotado desde que iniciaram as tratativas entre o Executivo e dirigentes pedetistas, no segundo semestre do ano passado.
A pasta da Educação era a mais cobiçada pela sigla, que tem no ensino em turno integral a sua principal bandeira programática. Dentre os principais desafios de Jaqueline, está enfrentar o deficit de vagas nas Emeis. Segundo o Plano Municipal de Educação, o acesso à educação infantil deve ser universalizado até dezembro deste ano.
Publicidade
RESISTÊNCIAS
A aliança enfrenta fortes resistências de uma ala do PDT. Um dos integrantes desta ala é o único vereador do partido, Luís Ruas, que faz oposição a Telmo. O grupo, que possui relação próxima com o PTB, desde o início se opôs à aproximação. Hoje, enquanto o anúncio acontecia, alguns integrantes protestavam com cartazes em frente ao Palacinho.
Há algumas semanas, algumas lideranças, incluindo o próprio Ruas, declararam que sairiam do partido caso a aliança se confirmasse.
Publicidade
Para Telmo, a aproximação é estratégica. Embora provavelmente não haverá impacto na base de apoio na Câmara (já que Ruas continuará na oposição), a aliança com o PDT garante mais tempo de TV na campanha à reeleição.
Foto: Pedro Garcia/Gazeta do Sul
Publicidade