Esportes

Jaque Weber projeta novos desafios para a sequência da temporada

A atleta da AMO/Miller/Certel/Languiru/Fila, Jaqueline Beatriz Weber, obteve resultados expressivos na turnê pela Europa. Venceu uma prova de 800 metros em Meilen, da Suíça, no último dia 17, com 2min01s54. Foi a melhor marca pessoal da líder do ranking sul-americano. Em Lisboa, no dia 10, quebrou o recorde gaúcho dos 1,5 mil metros, com 4min14s83.

Na noite de segunda-feira, 26, Jaque concedeu entrevista no programa Grande Resenha, da Rádio Gazeta FM 107,9, apresentado por Eleno Hausmann. “O momento é de alegria. Tudo o que eu trabalhei durante muitos anos começa a fazer cada vez mais sentido. Correr na casa de 2min01 nos 800 metros era um sonho antigo, assim como quebrar o recorde gaúcho dos 1,5 mil metros”, salientou.

O próximo desafio será o Troféu Brasil, no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, entre 6 e 9 de julho. Na competição, o objetivo é garantir a vaga para o Pan-Americano de Santiago, a ser realizado entre 20 de outubro e 5 de novembro. “Vai ser uma disputa acirrada. Vou competir com a paranaense Flávia Maria de Lima, que correu recentemente em 2min02. Ela foi atleta olímpica em 2016. Estamos disputando em alto nível no Brasil. A competitividade é bem vinda”, destacou.

Publicidade

LEIA MAIS: Jaque Weber quebra o recorde gaúcho dos 1,5 mil metros

A vaga no Pan está próxima. Jaque é oitava no ranking 2022/23 e são 18 vagas disponíveis. Em relação aos Jogos Olímpicos, a janela para obtenção do índice começa no dia 1º de julho. Jaque vai precisar correr na marca de 1min59 para se aproximar da vaga. Outras vagas serão disputadas pelo ranking mundial de pontos. “Se eu tiver bom desempenho no Pan-Americano e no Sul-Americano, por exemplo, terei maior tranquilidade em 2024 para conseguir a vaga olímpica”, explica.

Jaque Weber detalha como funciona a elaboração da estratégia. “No Troféu Brasil, entro liderando o ranking. Então, não preciso correr em busca de baixar tempo. Vale mais a colocação. O ritmo deve ser forte e o tempo será bom. Na Europa, experimentei diversas formas de correr. É importante ter experiência para saber se comportar em cada prova”, avaliou.

Publicidade

LEIA MAIS: Jaque Weber brilha em prova dos 800 metros em Manchester

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.