Regional

Jantar-baile vai celebrar 42 anos de atuação da Associação dos Feirantes

A Associação Santa-cruzense dos Feirantes (Assafe) comemora 42 anos nesta sexta-feira, 23. E, para celebrar a data, a entidade vai realizar um jantar-baile neste sábado, 24, a partir das 20 horas, no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves, com animação da Banda Magia.

Ao longo do tempo, a Assafe adquiriu importância no cenário de produção de alimentos em Santa Cruz do Sul. Hoje, o consumidor está acostumado a ir à Feira Rural para garantir seus produtos fresquinhos, direto das hortas dos produtores, mas nem sempre foi assim. Atualmente a maior parte da produção é local, o que garante qualidade para hortifrutigranjeiros e aos demais itens disponibilizados, como é o caso dos provenientes das agroindústrias.

LEIA TAMBÉM: Feiras são fonte de renda e alimentação saudável

Publicidade

A entidade conta com 80 sócios produtores, e possui oito pontos de vendas instalados na cidade: no Centro, próximo ao Fórum; na Oktoberfest; no Arroio Grande; no Bairro Esmeralda; no Senai; na Avenida Independência e no Bairro Santo Inácio; além de Linha Santa Cruz.

O presidente da Assafe, Carlos Waechter, destaca que a qualidade dos alimentos é o grande diferencial. “Sempre priorizamos produtos frescos, com qualidade, e os nossos consumidores aprovam”, comenta. Outro ponto forte é a venda de hortigranjeiros produzidos com técnica orgânica, sem a utilização de adubos químicos. Mais uma vantagem é o preço, que costuma ser mais atraente para os consumidores.

LEIA TAMBÉM: Feira Rural do Centro muda de endereço

Publicidade

Melhorias

Desde o início, a feira passou por uma série de mudanças e adequações para se adaptar à legislação e oferecer maior comodidade ao público. Nos últimos anos, devido à pandemia, mais desafios precisaram ser superados. “Tivemos que nos reinventar, assim como todos os segmentos da economia. Uma das formas que encontramos foi adotar alternativas de pagamento, através de Pix ou cartão de débito/crédito”, ressalta o presidente da Feira, Carlos Waechter.

Recentemente, a Feira Rural recebeu R$ 400 mil em recursos federais via emenda parlamentar, que estão sendo utilizados para a revitalização da estrutura da Feira Central, pela Secretaria Municipal da Agricultura, junto com uma complementação por parte da Prefeitura. Essa verba vai oportunizar que feirantes e população possam compartilhar de um ambiente moderno e aconchegante para a comercialização dos produtos.

LEIA TAMBÉM: Feira Central de Santa Cruz receberá R$ 400 mil para melhorias

Publicidade

História

A Feira Rural teve início no dia 23 de setembro de 1980, com 28 famílias que se instalaram na Rua Galvão Costa. Inicialmente, os artigos eram recolhidos de caminhão fornecido pela prefeitura.

O primeiro ponto de vendas foi na Galvão Costa, onde os feirantes permaneceram atendendo por duas semanas. Depois passaram para a Rua Ernesto Alves, próximo da antiga Estação Férrea. Mais tarde foram construídas barracas de madeira, cobertas com lona defronte da estação.

LEIA TAMBÉM: Começa reforma que irá modernizar a Feira Rural Central de Santa Cruz

Publicidade

Em 1984 foi criada a Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe), com a finalidade de representar os produtores de hortigranjeiros. A atual feira do Centro foi inaugurada em 1985, com 20 bancas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.