Geral

Jantar Afro reúne boa música, farta gastronomia e comunidade preta

Cultura aliada à gastronomia foi a proposta do 1º Jantar Afro de Santa Cruz do Sul, promovido pelo Movimento 4Black. A noite agradável de segunda-feira, 25, atraiu dezenas de pessoas para a Haus Som e Bar para prestigiar o evento. A ideia, segundo o organizador Erick Silveira, foi reunir expoentes da comunidade preta do município e promover um convite à reflexão sobre o lugar de cada um na sociedade. Ao som de Gabriela Santos, os presentes puderam apreciar iguarias da culinária africana, em releituras do chef Rhuan Silveira.

O serviço foi apresentado com entrada, prato principal e sobremesa. Na entrada foi servido o Chakalaka, prato sul-africano à base de feijão, legumes, tomate e especiarias, servido com pães tostados. O principal foi Muqueca de Peixe e Arroz Jollof, oriundos da África e que chegaram às Américas nos navios negreiros.

LEIA TANBÉM: Peça “Allan Kardec – Um Olhar para a Eternidade” será apresentada em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Segundo o chef, a entrada e o prato principal foram escolhidos pelas características de conter um grande número de especiarias não tradicionais ao paladar da nossa região. “Também foi um desafio pessoal, uma vez que produzi pratos que não fazem parte da minha rotina na cozinha”, afirmou Rhuan. Como sobremesa, os participantes saborearam o Mungunzá, aqui conhecido popularmente como canjica.

Chef Rhuan e Erick Silveira

Entre os convidados, a secretária de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, destacou que ações como esta são absolutamente afirmativas. “Um evento como este é muito interessante, pois reúne a comunidade preta de Santa Cruz, networking, mostrando através de uma ação cultural e social a força dessa comunidade, dos profissionais, e isso, é sim, muito afirmativo.” Roberta ressaltou ainda que, além da discussão sobre igualdade racial e pautas de inclusão, a atividade auxiliou para mostrar a potência desta comunidade de uma forma positiva.

Erick Silveira destaca que este é um dos principais objetivos do movimento: mostrar novos caminhos, novas formas de se conectar, mostrar as potências da comunidade com uma linguagem direta. Entre as próximas atividades do Movimento 4Black estão escolha dos destaques da comunidade negra de Santa Cruz e região, campanha de um dia de Rainha e mais uma feira 4Black prevista para novembro.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.