O ano eleitoral costuma ser de muita movimentação dos partidos, sobretudo na atração de nomes com condições de integrar a nominata que concorrerá ao Legislativo, além das possibilidades de disputar o Executivo. Quando o pleito é municipal, esse processo pode representar um novo desenho na composição da Câmara de Vereadores. É o que tem acontecido na atual janela de transferência partidária, aberta em março e que será encerrada na próxima sexta-feira. Até lá, é possível aos detentores de cargos eletivos trocarem de legenda sem que isso implique na perda da cadeira no parlamento.
Em Santa Cruz do Sul, a atual gestão iniciou com dez partidos ocupando vagas, tendo o Progressistas e o PTB as maiores bancadas (três, cada). Além deles, PSDB, PSD, PT, Novo, MDB, DEM e PDT conseguiram eleger vereadores. Com as mudanças possibilitadas pela legislação eleitoral, a Câmara santa-cruzense passou a ter 11 siglas, podendo chegar a 12, de acordo com a decisão sobre os rumos políticos de Edson Azeredo (sem partido).
LEIA TAMBÉM: Empresa de Porto Alegre vence licitação para elaboração de projeto do novo prédio da Câmara
Publicidade
Com a reconfiguração, Progressistas, PRD (junção do PTB com o Patriota), Republicanos, PSDB e Podemos passaram a ter as maiores bancadas. Cada sigla tem dois parlamentares. O Podemos é iniciante, com a vereadora Nicole Weber (presidente municipal) e o ex-presidente do MDB, Daiton Mergen. Completam as 17 cadeiras PT, PSD, Novo, PDT, PSB e União Brasil (junção do DEM e do PSL).
Assim, o MDB perdeu sua vaga, mas pode reconquistá-la até o final do período de transferências. Outras alterações ainda podem acontecer no Legislativo, haja vista que Serginho Moraes e Rodrigo Rabuske (ambos do PRD) devem mudar de partido. Moraes adiantou à Gazeta do Sul que acompanhará sua família, indo para o PL. Rabuske ainda não confirmou.
Nessa terça-feira, 2, com a presença dos presidentes municipal e estadual do PSB, Fabiano Dupont e Mário Bruck, respectivamente, do deputado federal Heitor Schuch e outros integrantes da sigla, o vereador Luizinho Ruas assinou filiação, recolocando a legenda na Câmara.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade