O primeiro mês do ano chegou ao fim com influência do El Niño no Vale do Rio Pardo. O aquecimento das águas do Oceano Pacífico favoreceu o aumento da quantidade de chuva no sul do País. Foi justamente isso que se percebeu na região em janeiro. No mês passado, a precipitação ficou acima da média em Santa Cruz do Sul. No período, foram acumulados 217 milímetros. Isso equivale a 217 litros de água em cada metro quadrado de solo. O dado é da estação de meteorologia da Gazeta Grupo de Comunicações, localizada na área central.
O volume de chuva em janeiro é superior aos 147 milímetros de média histórica para Santa Cruz. É o quinto mês consecutivo em que o município tem mais chuva do que o esperado. O montante é bem maior do que os quase 38 milímetros registrados em janeiro do ano passado, quando a região sofria os impactos de uma forte estiagem.
LEIA TAMBÉM: Secretarias do Centro Administrativo I terão turno único prorrogado; veja até quando
Publicidade
O primeiro mês de 2024 também foi marcado por pelo menos três temporais, um deles no dia 14. Outro aconteceu no dia 16, quando diversos pontos do Vale do Rio Pardo tiveram estragos significativos e houve falta de energia elétrica por mais de uma semana em determinadas localidades.
O outro temporal foi em 28 de janeiro e atingiu o interior de Vale do Sol, provocando granizo em várias partes da região. Em janeiro, a temperatura em Santa Cruz teve mínima de 17,3 graus no dia 1º, enquanto a máxima atingiu 37,3 graus no dia 14.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙