ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Janeiro tem primeira quinzena mais seca em 12 meses em Santa Cruz

Imagem aérea de Santa Cruz do Sul

As primeiras duas semanas de janeiro foram de chuva muito abaixo do esperado no município. Desde o dia primeiro, a precipitação acumulada no Centro é de apenas 17 milímetros. Os dados são da estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações. A primeira quinzena é o período mais seco em Santa Cruz desde janeiro do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Chuva prevista para esta semana não deve aliviar prejuízos com a estiagem na região

Publicidade

Na oportunidade, a chuva chegou a apenas 16 milímetros. No começo de 2022, a estiagem atingia o ápice no Rio Grande do Sul, com 354 municípios que tinham decretado situação de emergência por causa da estiagem. Em janeiro, a média história de chuva para Santa Cruz é de 147 milímetros. O primeiro mês do ano mais seco foi em 1942, quando o acumulado no município chegou a apenas 38 milímetros. Os demais pontos com monitoramento em tempo real em Santa Cruz mostram que a chuva foi irregular até agora.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Moradores de Herveiras enfrentam racionamento há dois meses

Na zona Leste, a estação do Country acumulou 33 milímetros na primeira quinzena. Já a estação da Unisc, na zona Norte, registra apenas sete milímetros. Embora já contabilize perdas no campo e aumento da demanda pelo fornecimento de água para consumo humano no interior, por enquanto, a Prefeitura de Santa Cruz ainda não cogita decretar situação de emergência. O entendimento é de que as perdas ainda não atingem o volume necessário para que um eventual decreto seja homologado pela Defesa Civil do Estado e pelo governo Federal.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta