Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTIAGEM

Janeiro tem primeira quinzena mais seca em 12 meses em Santa Cruz

Foto: Ronaldo Falkenback

Imagem aérea de Santa Cruz do Sul

As primeiras duas semanas de janeiro foram de chuva muito abaixo do esperado no município. Desde o dia primeiro, a precipitação acumulada no Centro é de apenas 17 milímetros. Os dados são da estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações. A primeira quinzena é o período mais seco em Santa Cruz desde janeiro do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Chuva prevista para esta semana não deve aliviar prejuízos com a estiagem na região

Na oportunidade, a chuva chegou a apenas 16 milímetros. No começo de 2022, a estiagem atingia o ápice no Rio Grande do Sul, com 354 municípios que tinham decretado situação de emergência por causa da estiagem. Em janeiro, a média história de chuva para Santa Cruz é de 147 milímetros. O primeiro mês do ano mais seco foi em 1942, quando o acumulado no município chegou a apenas 38 milímetros. Os demais pontos com monitoramento em tempo real em Santa Cruz mostram que a chuva foi irregular até agora.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Moradores de Herveiras enfrentam racionamento há dois meses

Na zona Leste, a estação do Country acumulou 33 milímetros na primeira quinzena. Já a estação da Unisc, na zona Norte, registra apenas sete milímetros. Embora já contabilize perdas no campo e aumento da demanda pelo fornecimento de água para consumo humano no interior, por enquanto, a Prefeitura de Santa Cruz ainda não cogita decretar situação de emergência. O entendimento é de que as perdas ainda não atingem o volume necessário para que um eventual decreto seja homologado pela Defesa Civil do Estado e pelo governo Federal.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.