ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Jaime Adam: uma banda em família, para viver da música

Muitas pessoas atuam na música, mas não exatamente vivem da música. Pois foi a música que se tornou a atividade profissional do santa-cruzense Jaime Luís Adam, 54 anos, e em torno dela hoje organiza toda a sua rotina. Nascido em 10 de janeiro de 1969, vivenciou na infância e na adolescência a fantástica efervescência artística dos anos 70 e 80.

LEIA TAMBÉM: Cleusa Fagundes: das bandas de baile para o “Reencontro”

Publicidade

Filho de Elíbio Carlos Adam, nascido no interior de Vera Cruz, já falecido, e de dona Olivia dos Santos Adam, hoje com 90 anos, e natural de Herveiras, é o mais novo de três irmãos (Milton está com 66, e Mauro, o do meio, com 61). Seu Elíbio e dona Olivia se estabeleceram em Santa Cruz. O pai costumava tocar gaita de boca (harmônica) em bandas, e foi por essa influência que Mauro se sentiu inclinado à música. Por extensão, passou o mesmo gosto também ao irmão mais novo.

Publicidade

Jaime fez os estudos primários no Petituba e o 1º e o 2º grau na escola Ernesto Alves. Nesse período, o irmão Mauro já havia ingressado em bandas marciais, firmando-se na do Colégio Mauá, no qual ele e Milton estudaram. Dessa experiência para bandas que animavam bailes de Carnaval, foi só um passo.

LEIA TAMBÉM: Renato Sperb: quatro décadas de caminhada pela arte

Publicidade

Mauro tocou nas bandas Mercado Musical, de Venâncio Aires, e Divulga Som, de Candelária. Jaime passou a acompanhar essas apresentações. De curioso, tornou-se auxiliar na percussão. Já nos anos 90, ingressou na Gazeta do Sul, como diagramador, e ali teve colegas que se dedicavam à música, caso de Rodrigo Sperb, seu colega na diagramação, e de Luiz Fernando Helfer, o Lula Helfer. Com eles, formou a banda Emenda Miranda, uma saudosa iniciativa em favor do melhor rock.

Publicidade

Mais para o final da década de 1990, quando já havia saído da Gazeta, ele e Mauro fizeram apresentações durante o veraneio em Arambaré, ele responsável pela percussão, e com apoio no vocal. Mauro intuiu que nascia ali cantor diferenciado, e o duo se firmou, para shows em bares e restaurantes. O que era dupla virou banda, e surgiu o Grupo Adam, ao qual se agregaram, entre outros, Paulo Petry e Cleusa Fagundes. E Mauro, na verdade, é um multi-instrumentista, tocando guitarra, trumpete, teclado, sax, violão, piano…

LEIA TAMBÉM: Miguel Beckenkamp: uma vida embalada por muitos ritmos

Publicidade

Na virada do século, a fama do Grupo Adam se projetou para muito além da região, e até para fora do Estado. Hoje, é formado (além, naturalmente, dos manos Adam) ainda por Lucas Kist (outro multi-instrumentista) e Anderson dos Santos (guitarra e violão). As apresentações em eventos de empresas, casamentos e festas diversas tornaram-se uma constante. Como Mauro também compõe, por volta de 2005 determinaram-se a gravar um CD autoral do Grupo Adam, que fez bastante sucesso, ajudando a divulgar o trabalho. As canções, algumas de autoria também de Paulinho Petry, eram de vários gêneros, numa seleta de ritmos do que a banda gostava de tocar.

Publicidade

A partir desse período, a vida de Jaime voltou-se toda à música. Se não estava tocando com a banda, dava suporte ao mano, em estúdio que este montou em sua residência (para trabalhos diversos, como gravações de jingles), ou prestava apoio a projetos culturais. Profissionalmente, fez da carreira artística a sua área exclusiva de atuação. Solteiro, convive intensamente com a família, em especial com Mauro, seu parceirão nas andanças musicais, e que tem três filhos.

LEIA TAMBÉM: Pedro Ortiz “Pepe” Soares: a vida na música e no rádio

Publicidade

Publicidade

Cinco músicas referenciais para Jaime:

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta