Após pouco mais de meio ano da inauguração, o Hospital Veterinário da Unisc já contabiliza 1.018 atendimentos, tanto particulares quanto gratuitos por meio do convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O prédio de dois pavimentos, com 2 mil metros quadrados, às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral, é referência no Vale do Rio Pardo em atendimentos clínicos e procedimentos complexos para animais de pequeno e grande porte, além de animais silvestres. A inauguração ocorreu em agosto do ano passado.
Os atendimentos tiveram início em etapas. Em um primeiro momento, em outubro, começaram os particulares e, em novembro, as portas foram abertas para atender os animais provenientes de famílias de baixa renda, conforme acordado entre Prefeitura e Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Conforme o gestor do Hospital Veterinário, Maurício Borges da Rosa, a demora na liberação dos serviços gratuitos ocorreu devido a questões burocráticas da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
“Faltava a secretaria definir critérios referentes ao processo de cadastro das pessoas que seriam beneficiadas, tais como quem poderia se inscrever e de que forma seriam os atendimentos dos animais que estão sob a responsabilidade de ONGs e protetores independentes, já que todos devem ser devidamente cadastrados no Município ou atendidos no Canil Municipal”, relata.
Publicidade
LEIA MAIS: Hospital Veterinário inicia primeira etapa de atendimentos em Santa Cruz
O serviço é procurado tanto por tutores de animais que residem em Santa Cruz do Sul quanto nos municípios de Vale Verde, Sinimbu, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Passo do Sobrado e Venâncio Aires. Oferece, além do atendimento clínico, exames laboratoriais e diagnósticos (raio X e de sangue), aplicação de vacinas, castração e cirurgias. Até o momento foram 147 procedimentos cirúrgicos, a maior parte deles de alta complexidade, principalmente de mastectomia e retirada de outros tumores.
Em alguns casos, quando há necessidade de cuidados especiais, os animais são internados e ficam sob a responsabilidade de um profissional no local. “Por enquanto estamos apenas com o atendimento dos animais de pequeno porte, como cães e gatos, e pouquíssimos silvestres. Já atendemos pássaros e um macaco, mas estes são mais difíceis devido à necessidade de autorização ambiental. Os atendimentos de animais de porte grande, como equinos e bovinos, ainda não começaram, pois falta terminar os últimos detalhes do bloco cirúrgico e a introdução das aulas práticas, que por enquanto estão suspensas”, explica.
Publicidade
Rosa esclarece que o Hospital Veterinário também sentiu os reflexos da pandemia e teve que se organizar para manter o equilíbrio dos seus serviços, sempre respeitando as determinações. Inclusive, chegou a suspender as cirurgias eletivas nos animais com o objetivo de reduzir a demanda por medicamentos, anestésicos e outros insumos, diante da escassez nos hospitais. “Em janeiro tivemos um dos melhores meses, com fluxo ideal. Em fevereiro, começou a ficar um pouco mais difícil e desde março estamos atendendo apenas casos de urgência e emergência para evitar aglomerações e também para limitar o uso de sedativos e bloqueadores neuromusculares, medicamentos dos seres humanos que são usados também em animais e que fazem parte do chamado kit intubação.”
LEIA MAIS: Inaugurado o Hospital Veterinário em Linha Pinheiral
Atualmente a equipe é formada por dez pessoas, entre elas, quatro médicos-veterinários, uma assistente de laboratório, um técnica de raio X, uma recepcionista, duas funcionárias de higienização e uma auxiliar de escritório. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. O agendamento particular deve ser feito pelo telefone (51) 3715 7555 ou pelo e-mail [email protected].
Publicidade
Procedimentos gratuitos via convênio já passam de 500
O Hospital Veterinário realizou, entre novembro de 2020 e março de 2021, 517 procedimentos gratuitos em animais oriundos do convênio com a Prefeitura. A modalidade é exclusiva a animais de moradores de Santa Cruz, que comprovem indisponibilidade de recursos e estejam inscritos em programas de assistência social, como CadÚnico e Bolsa Família, ou tenham renda mensal inferior a um salário mínimo.
Além desses, são atendidos animais que estejam sob a responsabilidade de ONGs e protetores independentes, devidamente cadastrados no Município (via edital) ou sem tutor definido, quando recolhidos pelo Canil Municipal. Até o momento, o convênio possui cadastrados junto à secretaria 258 munícipes, três ONGs e sete protetores independentes.
LEIA MAIS: Hospital Veterinário começa atendimento aos animais de famílias de baixa renda
As pessoas interessadas em se cadastrar devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, que fica na Rua Galvão Costa, 708, em frente ao pórtico do Parque da Oktoberfest. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 3713 8242, no período das 8 horas às 16h30, sem fechar ao meio-dia.
Publicidade
Para efetuar a inscrição, o solicitante deverá portar documentos que comprovem renda e inscrição em programas sociais. Em até cinco dias após o cadastro aprovado, ele vai receber um cartão identificador, que deverá ser apresentado no Hospital Veterinário. As consultas serão agendadas de acordo com o cronograma disponibilizado pelo Hospital Veterinário, mediante marcação pelo telefone (51) 3717 7555.
Em caso de emergência, o atendimento poderá ser feito diretamente no hospital (sendo necessário fazer um cadastro posterior na Secretaria de Meio Ambiente, caso o morador não possua). O deslocamento do animal até a unidade é de responsabilidade do tutor.
LEIA MAIS: Protetores que pretendam acessar serviços do Hospital Veterinário devem fazer cadastro
Publicidade