Passadas as celebrações de outubro e com o início do mês de novembro, as pessoas já começam a sentir a chegada das festas de fim de ano. E à medida que as vitrines do comércio já se enfeitam de itens natalinos, a população também se prepara para levar o clima da festividade religiosa para dentro de suas casas.
Uma das decorações mais indispensáveis para muitos é a tradicional árvore de Natal. Desde o início de novembro, em muitas residências já começa o período para desengavetar ou adquirir o item e adorná-lo com bolas, estrelas, laços e outros enfeites.
LEIA TAMBÉM: Clima de Natal eleva a expectativa dos lojistas de Santa Cruz
Publicidade
Contudo, para quem prefere se manter fiel às tradições cristãs, há uma data definida para montar o item de decoração e o presépio. No Brasil, este seria o primeiro domingo do Advento, ou seja, o primeiro domingo do período de quatro semanas que antecede o Natal. Neste ano, a data será em 3 de dezembro.
O período do Advento representa o primeiro tempo do Ano Litúrgico, sendo um momento de expectativa para a celebração do Natal. Assim, também é marcado por ser uma época de fraternidade e paz, ao mesmo tempo que promove a reflexão sobre a vinda de Jesus Cristo.
Em outros países, a tradição também varia. Em Portugal, a data para montar a árvore natalina é em 8 de dezembro, quando se celebra o Dia da Imaculada Conceição. Já nos Estados Unidos, a recomendação é que o item seja decorado no Dia da Ação de Graças, celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Neste ano, a data será celebrada no próximo dia 23.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Natal das Estrelas 2023 teve início na última sexta em Sobradinho
De onde vem a árvore de Natal?
Segundo historiadores, povos pagãos de algumas regiões da Europa já tinham a tradição de enfeitar pinheiros para o solstício de inverno, celebrado em 21 de dezembro. Uma das versões da história diz que o monge beneditino São Bonifácio aderiu à crença pagã no século VIII, associando o formato triangular da árvore à Santíssima Trindade e a resistência das folhas à eternidade de Jesus Cristo.
Também acredita-se que o conceito da árvore de Natal começou com Martinho Lutero em 1530, na Alemanha. O líder religioso teria reproduzido a imagem dos pinheiros cobertos de neve em sua casa utilizando estrelas, algodão e outros enfeites. Outras versões indicam que a tradição de decorar árvore surgiu na Alemanha entre os séculos XVI e XVIII, se espalhando para outros continentes nos séculos seguintes. Hoje, o item de decoração é um dos mais populares durante as festas de fim de ano, sendo replicado em milhões de casas ao redor do mundo.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade