Os preparativos começaram há mais de um mês, mas se intensificaram nos últimos dias. Depois de um período de restrições em razão da pandemia, a Páscoa de 2022 deve ser uma das mais doces de todas, tanto em variedade de opções quanto em volume de negócios. Nas casas especializadas e supermercados, a variedade de produtos impressiona. Desde os tradicionais ovos e coelhos, passando pelas trufas, bombons e barras ou ainda diante das cestas personalizadas, os clientes encontram de tudo um pouco. Como sempre, as atenções se voltam aos produtos destinados para o público infantil. Mas também crescem as opções destinadas a atender aqueles que possuem alguma particularidade alimentar.
Em Santa Cruz do Sul um dos locais onde é possível conferir essa diversidade é a loja da Cacau Show, que tem sido bastante procurada tanto na unidade do Shopping Santa Cruz quanto na loja da Tenente Coronel Brito. Além dos brinquedos, também estão em alta os chamados presentes úteis, como os ovos que vêm acompanhados de pantufas ou gorros de personagens infantis. Neste ano, entraram na lista os produtos lançados pela marca em parceria com serviços de streaming inspirados em séries famosas.
LEIA MAIS: GAZtronomia: um caderno recheado com as delícias da estação
Publicidade
Mas a gama de novidades é grande, ressalta Graziela Gasperi, que assumiu a franquia em setembro do ano passado ao lado da mãe e sócia, Matilde, e do marido, Bruno Laurindo. Conforme Graziela, o chocolate é um presente que tem grande aceitação por todos os públicos. Com a variedade de opções, fica fácil agradar até mesmo aqueles que têm alguma restrição alimentar. Entre os mais procurados estão os ovos com recheio banoffee, que leva banana, doce de leite e biscoito e o mil-folhas avelã. E há ainda a chamada linha funcional, com itens zero açúcar, veganosa e sem glúten. Além de ser uma tradição que se renova a cada ano, nesta Páscoa, as perspectivas são ainda mais animadoras em razão da volta das celebrações em família.
Ao comprar
Na hora da compra, o consumidor deve ficar atento à quantidade mínima de cacau e tomar cuidado com a pureza do produto. Um a cada três chocolates vendidos no Brasil não possui o percentual mínimo de cacau exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é de pelo menos 25%. Muitos não chegam nem a 5%. Outra questão que merece atenção são os chocolates light e diet. Um produto light tem 25% menos nutrientes, já o diet não tem nenhum nutriente.
Na medida certa
O chocolate é rico em flavonoides, que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante, protegendo as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. O consumo também aumenta a função do óxido nítrico no corpo, que reduz a pressão arterial e aumenta o fluxo vascular. “Tudo isso contribui para evitar a aterosclerose, que é a inflamação causada pelo acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas”, explica Claudio Tinoco Mesquita, professor associado de Medicina da Universidade Federal Fluminense e coordenador do setor de Medicina Nuclear do Hospital Pró-Cardíaco, do Rio de Janeiro.
Publicidade
Mas o grande problema do chocolate são as calorias, pois, para que ele seja mais palatável, são acrescentados açúcar, leite e gordura em algumas formulações. Isso pode levar à obesidade se consumido em excesso, ampliando as chances de doenças do coração. O mais adequado para reduzir os riscos é ingerir 45 gramas por semana, segundo artigo publicado no British Medical Journal, que avaliou 14 publicações sobre o assunto e estipulou uma meta válida, de modo a equilibrar benefício e quantidade. Estudos também mostram que quanto maior é o percentual de cacau, maiores são os benefícios. “O mais saudável é o chocolate preto e mais amargo possível. O chocolate branco tem mais gordura e o amargo possui menos açúcar”, orienta Mesquita. Segundo o médico, nenhum deles precisa ser evitado.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade