Irrigação garante desenvolvimento de lavouras experimentais para a Expoagro

Em meio ao clima de seca, consequência da irregularidade da chuva nas últimas semanas em todo o Estado, um oásis verde chama a atenção de quem passa pela BR-471. O Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, ostenta as plantações que serão expostas durante o evento, entre os dias 23 e 26 de março. São 3 hectares com milho, soja, tabaco, sorgo, pastagem, batata-doce e arroz.

A manutenção, conta o técnico responsável pelas lavouras experimentais, Claiton Dutra Teixeira, é feita com irrigação a cada dois dias. O sistema capta água em dois açudes da estrutura, que somam mais de 5 hectares. Acionado manualmente pela equipe do parque, mantém as plantas com umidade suficiente durante cerca de cinco horas, intercalando entre as áreas. “Cada uma recebe mais de uma hora de hidratação”, conta.

LEIA TAMBÉM: Chuvas irregulares ajudam, mas não impedem perdas na agricultura da região

Publicidade

O temporal registrado no fim de semana, que deixou parte da região sem energia elétrica, fez com que a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) tivesse que locar um gerador, pois as bombas que captam a água são movidas a eletricidade. A expectativa é de que os açudes consigam dar conta até o período do evento, mesmo que a precipitação continue abaixo da média do período.

Sobre a semeadura, é feita de acordo com o interesse dos expositores em mostrar as diferentes etapas da planta e as orientações para a obtenção de melhores resultados. “O milho que é para estar verde, está sendo plantado agora; em espiga, já está na lavoura, assim como parte do fumo, a soja e o arroz”, relata Teixeira. Além da equipe do parque, as empresas e entidades se responsabilizam pela manutenção e desenvolvimento das plantas.

O técnico aponta que uma das dificuldades encontradas neste ano é a presença da cigarrinha do milho. “Estamos controlando com a aplicação de defensivos agrícolas, sobretudo produtos biológicos”, afirma. Entende que sem a adoção de medidas como essa poderiam ter problemas na plantação.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Primeiro trimestre de 2022 terá chuva abaixo do normal na região

Produtores com apoio do Mais Água, Mais Renda

A utilização da irrigação no Parque da Expoagro Afubra torna-se viável, acredita Claiton Dutra Teixeira, por se tratar de uma área menor. A ampliação demandaria um investimento maior. Diante disso, e em decorrência de uma série de anos seguidos com estiagem, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural apresentou o programa Mais Água, Mais Renda, no qual repassa diretamente ao produtor rural até 20% do valor contratado por ele com as instituições financeiras – com limite máximo de R$ 15 mil. Foram reservados para isso R$ 20,25 milhões, com estimativa de atender 1.350 projetos de irrigação.

O programa tem como público-alvo pequenos agricultores, com projetos isentos de licenciamento ambiental por empregarem sistemas por aspersão ou localizado que utilizem açudes com até 5 hectares de área alagada. Assim que o financiamento for contratado junto a entidades financeiras públicas de crédito, como Banrisul, Badesul e BRDE, a secretaria reembolsará 20% do valor estipulado de subsídio diretamente ao produtor rural, uma vez comprovado o início da obra física. Os 80% restantes serão entregues após a instalação completa do sistema de irrigação.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Expoagro retorna em 2022 com foco nas transformações

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.