O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e diretor-presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Candelária. A distinção, proposta pelo vereador Rui Leopoldo Beise, foi entregue em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 28, no Salão Plenário da Câmara de Vereadores. Familiares, amigos, colegas de profissão e representantes de entidades sindicais e de associações acompanharam o ato presidido pelo vereador Alan Patrick Wagner.
Ao entregar o título, Rui Beise lembrou de outras distinções que Schünke recebeu, como a de Cidadão Santa-cruzense, em 2017, e, mais recentemente, o Troféu Guri, durante a Expointer. “É gratificante ter uma pessoa do seu quilate defendendo o setor do tabaco. Nos honra que a iniciativa do Instituto Crescer Legal, um trabalho exemplar em prol da juventude rural, tenha tido seu pontapé inicial em nosso município”, ressaltou Beise.
LEIA TAMBÉM: Presidente do SindiTabaco vai representar a entidade no Enai 2022
Publicidade
O prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, também deixou sua mensagem. “Tenho grande admiração por esse amigo que ganhou o mundo, mas que não perdeu a humildade, nem suas origens.” Para o vereador Celso André Gehres, honrarias não são concedidas por acaso. “Tive a oportunidade de participar do lançamento do Crescer Legal e percebi sua alegria e dedicação em levar conhecimento aos jovens agrícolas de nossa região.”
Natural de Candelária, Schünke se mudou para Santa Cruz do Sul em meados dos anos 1970. “Fui muito bem acolhido por Santa Cruz, mas em Candelária tenho algumas das memórias afetivas mais importantes da minha vida. Foi aqui, em uma pequena propriedade, onde aprendi com meus pais valores importantes como respeito e honestidade. A família será sempre um porto seguro em minha vida”, salientou.
Schünke também falou da importância dos colegas de trabalho. “É uma homenagem coletiva. O meu sucesso é também o reconhecimento daqueles que fazem parte da minha jornada. E tenho certeza de que a caminhada segue em evolução.” Ele destacou ainda sua jornada no setor. “Faz parte da minha vida e do meu DNA. Pude acompanhar todo o crescimento desse setor e os seus desafios ao longo dos anos. Isso certamente me capacitou a representá-lo, e é uma missão que seguirei cumprindo.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Programa assegura destino correto para 18,8 milhões de embalagens de agrotóxicos
Nascido em Candelária, o presidente do SindiTabaco formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua trajetória profissional começou na Emater, em 1975. Com mais de 45 anos de experiência no segmento do tabaco, iniciou na empresa Fumossul Ltda., ainda em 1975, em Venâncio Aires. Em 1980 ingressou na Meridional de Tabacos, em Santa Cruz do Sul, onde atuou como engenheiro agrônomo, gerente de produção e, a partir de 2000, como diretor de produção.
A fusão da Meridional de Tabacos e a Dimon deu origem à Alliance One, onde atuou como superintendente de produção, em 2005. Durante todo esse período, viajou por vários países produtores de tabaco. Por mais de uma década, ocupou o cargo de vice-presidente de produção do Sindifumo, agora conhecido como SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Em 2015 assumiu, também, como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.