Agronegócio

Iro Schünke deixa o comando do SindiTabaco com importante legado

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, está deixando o comando da entidade representativa. Na tarde dessa quinta-feira, 17, ele concedeu entrevista coletiva e abordou os principais desafios e as conquistas alcançadas nos 18 anos em que esteve à frente da instituição. Uma delas é a criação do Instituto Crescer Legal, fundado em 2015 com o objetivo de apoiar a educação e a permanência dos jovens no campo. Schünke será sucedido pelo atual vice-presidente de Relações Industriais, Valmor Thesing, eleito para o período 2024-2027.

Antes da coletiva, Iro Schünke fez uma retrospectiva dos 18 anos e quatro meses em que esteve à frente da instituição, que ainda se chamava Sindifumo no início da gestão. Uma das primeiras ações foi mudar o nome para SindiTabaco, a fim de buscar uma nova identidade e facilitar a inserção em outros países.

LEIA MAIS: Após 18 anos, Iro Schünke deixará a presidência do SindiTabaco

Publicidade

“A palavra tabaco existe em muitos idiomas e com escritas semelhantes, mas fumo só está presente aqui. Então precisamos mudar até mesmo para facilitar a comunicação”, afirmou. Lembrou ainda do período difícil após a proibição das propagandas de cigarro na mídia tradicional.

Outro tema abordado foi o papel do sindicato, que é defender os interesses comuns das empresas que representa. “E quando digo ‘comuns’ é excluindo a concorrência, porque se ela entra, aí começamos a ter problemas”, mencionou.

Essa postura de isenção em assuntos que dizem respeito a cada empresa, segundo ele, foi o que garantiu tranquilidade para trabalhar e a união em torno de pautas fundamentais. “A gente não quer ser divino, longe disso, mas tentamos escrever reto por linhas retas; ou seja, ser transparentes e isentos nas nossas opiniões.”

Publicidade

LEIA MAIS: Valmor Thesing assume presidência do SindiTabaco em outubro

Outra grande conquista foi transformar o SindiTabaco em uma entidade interestadual. A partir de 2010, passou a representar todos os estados brasileiros, com exceção de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que já possuíam as próprias representações. O executivo foi ainda atuante na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco e exerceu papel fundamental na articulação da Frente Parlamentar da Agropecuária, na criação da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e na atuação junto às assembleias legislativas e Congresso Nacional.

Conduziu ainda uma série de estudos feitos por universidades e empresas renomadas para desconstruir narrativas falsas criadas a respeito da cadeia produtiva do tabaco. Entre eles estão a pesquisa que levou à descoberta da doença da folha verde, criação de vestimentas próprias para a colheita, dimensão da preservação da Mata Atlântica nas regiões onde há cultivo, uso de defensivos agrícolas na produção e criação e atualização do perfil socioeconômico do produtor.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Semana Lixo Zero divulga os resultados de projetos

“Costumo brincar que, depois que cumprimos a missão de defender o tabaco, somos capazes de defender qualquer tema. Não há cadeia produtiva mais atacada do que essa!”

Emoção

O grande orgulho de Iro Schünke é, sem dúvida, a criação do Instituto Crescer Legal. Ao falar da iniciativa, o executivo não conteve as lágrimas e evidenciou o quão importante é para ele ter contribuído para mudar a vida de mais de mil jovens aprendizes rurais e suas famílias em 20 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina – e neste ano, pela primeira vez, no Paraná. “É onde me realizo como pessoa, onde está o meu lado mais emotivo, porque me identifico muito com esses adolescentes.”

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE O AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.