Rádio Gazeta FM 107,9 foi a primeira emissora do grupo, inaugurando a chegada da Gazeta à radiodifusão, há exatos 40 anos. Mas em pouco tempo o grupo estenderia sua atuação também para a Frequência Modulada, a FM, com a inauguração, em dezembro de 1983, pouco mais de três anos após a estreia da emissora pioneira do grupo. E ao longo dos últimos 36 anos a Rádio Gazeta FM 101,7, com seu estúdio instalado junto ao prédio que sedia as emissoras em Santa Cruz do Sul, surgiu com a proposta da informação e do entretenimento. “É uma rádio de hits”, define o gerente executivo de rádios da Gazeta, Leandro Siqueira. “Com a forte identificação que os comunicadores costumam ter com o público que ouve prioritariamente FM, a 101,7 busca ser popular sem, contudo, ser brega”.
A base do playlist da 101,7, numa preocupação de ser diferenciada em toda a região central do Estado, toca aquilo que faz sucesso junto ao público mais jovem. A equipe faz um trabalho diário de monitoramento das principais rádios do país na linha do pop e do sertanejo, a música de apelo popular, para compor a grade de sua programação, orientando-se ainda pelos sucessos que aparecem no topo das listas de streaming.
LEIA MAIS: Nomes que marcam e fazem a história da Rádio Gazeta
Publicidade
A programação diária é aberta, às 6 horas, até as 8 horas, com a tradição e a experiência de Neudi Devitte, talvez o comunicador que mais ainda atende telefone no Rio Grande, uma tradição dele, que gosta muito de conversar com os ouvintes. O programa é Despertador Gazeta, e constitui uma referência em FM para toda a região central do Estado. Neudi está na equipe desde meados da década de 1980, e é conhecido pela interação com o público.
E o gerente de produtos das rádios Pedro Soares, o Pepe, antecipa para os ouvintes que em meio às comemorações dos 40 anos da Rádio Gazeta pioneira também a 101,7 será contemplada com novidades. Elas tendem a cair como uma luva no gosto e na simpatia do público que diariamente ouve a 101,7. “Vem novidade muito boa por aí, já nos próximos dias, com uma atração especialíssima para o horário das tardes. Temos certeza absoluta de que todos vão gostar muito”, comenta. O timaço de comunicadores, que já é qualificado e diferenciado, com nomes que se tornaram companhia diária para os ouvintes, assim agregará novas vozes.
LEIA MAIS: Rádio Gazeta completa 40 anos nesta quinta
Publicidade
99,7, o terceiro jeito de fazer rádio
Inaugurada em 2017, pertencente à Fundação Gazeta Francisco José Frantz, a Gazeta FM 99,7 configurou, para a Gazeta Grupo de Comunicações um terceiro jeito de fazer rádio, uma terceira forma de comunicação com o público. Se a 107,9, a pioneira, volta-se essencialmente ao jornalismo e ao esporte, atenta aos acontecimentos e aos fatos regionais, e a 101,7 atende ao público jovem, com os hits e as mais tocadas nos gêneros musicais do momento no País e no mundo, a 99,7 adota o estilo lounge, numa seleta musical com os clássicos do pop rock nacional e internacional e as inesquecíveis canções dos anos 70, 80 ou 90. São as músicas que tocam o coração ou confortam a alma. Ela alterna hits nacionais e internacionais, nas 24 horas do dia, contemplando ao público exigente, que quer recordar as canções que fizeram parte de momentos significativos de suas vidas.
“Com a 99,7, a Gazeta insere-se em Santa Cruz do Sul e na região junto a três faixas de público muito distintas, e o faz em simultâneo, ao mesmo tempo, nas 24 horas do dia”, explica Leandro Siqueira. “Enquanto os comunicadores da 107,9 focam no jornalismo, a 101,7 roda as músicas do momento para a turma mais jovem. Já a 99,7, naquele mesmo instante, recupera os clássicos do pop-rock e da MPB, atendendo a um público que talvez não estivesse tão interessado ou ligado às duas anteriores. Esse é o nosso jeito de chegar simplesmente a todo o público com a Gazeta e, naturalmente, está ali a oportunidade de nossos parceiros chegarem com suas marcas a esses públicos específicos, conforme seus interesses”, diz.
A meta, em 2020, e a partir dessa tripla abordagem de fazer radiodifusão, é aprimorar cada vez mais a comunicação com cada um desses públicos, ouvindo seus anseios e suas demandas, e afinando cada vez mais a sintonia com eles.
Publicidade
LEIA MAIS: Rádio Gazeta comemora 40 anos com novidades