Dois irmãos de 42 e 44 anos foram presos em Lajeado na manhã dessa quarta-feira, 24, sob suspeita de manter pessoas em condições de trabalho escravo. A prisão foi realizada durante ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e Ministério do Trabalho e Emprego.
A PRF recebeu a denúncia de que os dois faziam com que as pessoas vivessem em condições precárias dentro do compartimento de carga de um caminhão. Durante a noite, o veículo ficava em um posto de combustíveis abandonado, localizado no quilômetro 341 da BR-386. Conforme os policiais, as vítimas, todas da Paraíba, eram obrigadas a vender redes, carteiras e outros objetos. Em troca, recebiam apenas água e comida.
Segundo relatos, quando os trabalhadores não conseguiam vender os produtos, eram espancados e presos em uma cela improvisada dentro do caminhão. Ainda conforme as informações levantadas pela polícia, os irmãos – que também eram da Paraíba – emprestavam dinheiro aos ‘funcionários’ e, como eles não tinham dinheiro para pagar, eram trazidos ao Rio Grande do Sul para pagar a dívida trabalhando. A dupla foi encaminhada à polícia judiciária de Lajeado.
Publicidade