Sabe aquelas histórias em que a pessoa resolve fazer um bolo para a família, o sabor fica para lá de delicioso e então surgem aqueles elogios em série para o autor que, entre sorrisos, sente-se prestigiado pelo feito? Depois, em uma festa de aniversário com um público um tanto maior, o bolo é apresentado novamente, as congratulações se repetem e acende-se aquela luz das possibilidades. Era o que faltava para que o então aprendiz de doceiro, da noite para o dia, resolvesse virar um confeiteiro de verdade.
A história de empreendedorismo de três irmãos começou mais ou menos assim, só em que um ramo bem diferente do da gastronomia: o moveleiro. Nascidos em Santa Cruz do Sul, foi no período de pandemia, em 2020, que o designer de produtos João de Moura Vogt e o engenheiro mecânico Otávio Leitão, na época com 23 e 25 anos, resolveram se aventurar em uma área que até então nem imaginavam entrar.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz inicia uma nova era no empreendedorismo local
Publicidade
Morando juntos em Porto Alegre, os dois irmãos decidiram mudar os móveis do apartamento. Desenharam produtos que encaixassem no ambiente da residência e terceirizaram a produção. “Depois de prontos, postamos fotos nas redes sociais, o pessoal curtiu muito e pediu orçamento dos móveis. A partir daí, brotou a ideia de abrirmos uma empresa”, conta João.
E então veio o ingrediente que sempre sobrou nesses jovens empreendedores: a coragem. Otávio pediu demissão da empresa onde trabalhava, e João, que estudava design, voltou com o irmão a Santa Cruz. Por meio de conhecidos, ficaram sabendo que havia o Berçário Industrial, prédio da Prefeitura de Santa Cruz, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que tem como objetivo incentivar microempreendedores.
“O Berçário Industrial tem a finalidade de estimular pessoas que queiram abrir sua primeira empresa e não tem capital para alugar um espaço. E os novos empreendedores podem até buscar capital de giro por meio do Banco do Povo”, explica o titular da pasta, Marcio Martins.
Publicidade
LEIA MAIS: Complexo Gauten é inaugurado em Santa Cruz
O Berçário Industrial foi o lugar onde a esperança dos irmãos João e Otávio se renovou. Eles adquiriram uma linha de pintura eletrostática, e nasceu a empresa que leva o nome de Encaixe. “Foi lá no Berçário que a gente realmente alavancou. Todo dinheiro que entrava a gente investia em máquinas, em estoque, e isso ajudou a potencializar o negócio”, disse Otávio.
Com os pedidos aumentando, de mesas, cadeiras e afins, eles pensaram em levar o empreendimento para um espaço maior. Além de Otávio e João, foi nesse momento que o irmão e engenheiro mecânico Maurício Leitão, igualmente ousado, abandonou o ramo da gastronomia e se associou aos dois.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Projeto quer tornar a região reconhecida como polo de tecnologia no País
Agora instalados no novo endereço desde setembro de 2022, é em um pavilhão gigante que todas as ideias dos meninos criativos são colocadas em prática. “Quando viemos para cá, não tínhamos quase nada. Agora temos o que a gente precisa, tanto em maquinário como em matéria-prima. Por isso, o incentivo da Prefeitura foi fundamental para ampliarmos nosso sonho e poder atender cada vez mais clientes”, conta João.
Eles fazem questão de contar que a empresa tem uma responsabilidade socioambiental. A madeira é toda de reflorestamento, adquirida em forma de painéis. A tinta para pintura da madeira é à base de água, livre de solventes e atóxica.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Banco do Povo já liberou mais de R$ 30 milhões em crédito para empreendedores
Interessados em abrir uma microempresa, ou mesmo já em atividade empresarial, podem buscar linhas de crédito a juros baixíssimos. O Banco do Povo oferece carência para pagamento e possibilidades de parcelamento bem flexíveis. Podem ter acesso autônomos, pessoa física, jurídica, microempreendedores individuais (MEI) e produtores rurais. O Banco do Povo está situado no Parque da Oktoberfest. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3713 1288.
O Berçário Industrial tem a finalidade de oferecer espaço para pequenas empresas que vão fabricar um produto. O empreendedor pode permanecer no local por até dois anos, sem custos para locação. Para acessar o Berçário, é necessário procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3690 4134.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Banco do Povo atenderá os aprovados pelo Badesul no projeto Juro Zero
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo informa que estão abertas as inscrições para empresas que desejam se habilitar para instalação no Distrito Industrial II. O prazo para realizar o credenciamento vai até o dia 6 de março. Mais informações podem ser obtidas no link https://www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/distrito-industrial-ii, ou pelo telefone (51) 3690 4134.
Para conhecer o trabalho dos rapazes, ou mesmo para fazer pedidos de estantes, mesas, cadeiras e afins, você pode verificar nas redes sociais, pelo endereço @encaixe.design ou fazer contato pelo telefone (51) 98034 2802. A empresa está situada na Rua Bruno Francisco Kliemann, 75, no Bairro Ana Nery.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.