Categories: Esportes

Irmãos santa-cruzenses ficam entre os melhores da América no Xadrez Escolar

Os irmãos Arthur, 7 anos, e Bernardo Levermann, 10, obtiveram um feito histórico para a região. Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay, eles ficaram entre os melhores atletas no 2o Campeonato Sul-Americano de Xadrez Escolar. O torneio ocorreu entre sexta-feira e domingo passado, em Foz do Iguaçu (PR). Ao todo, 277 competidores do Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Venezuela, Chile e Equador participaram. Arthur terminou em quinto lugar na categoria 7 anos Masculino, e Bernardo foi o sexto colocado na 11 anos Masculino.
A dupla treina na Escola de Xadrez Santa Cruz, sob orientação do professor Átila Kahmann Genehr. “Para se ter uma ideia da magnitude desse evento, ele é comparado à ‘Libertadores da América’ do futebol. É o maior evento de xadrez escolar da América do Sul, realizado pela Confederação de Xadrez das Américas (Fide América) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX)”, explica.
Gehner classifica o desempenho dos meninos como uma realização profissional. “Faço isso com paixão. O professor espera que o aluno supere o mestre. Vendo eles, pequenos, tendo essa experiência de viajar fora, competir com crianças de outros colégios, falar espanhol, não tem preço”, comenta.
O pai dos atletas, o engenheiro agrônomo Roberto Levermann, comemora a façanha. “Essa conquista é a concretização de um ano de muita dedicação, esforço e persistência realizado por eles. Estamos felizes por acompanhar a evolução. O torneio foi uma oportunidade para que interagissem com jogadores de outros países, o que trouxe muito aprendizado. Também foi muito importante o trabalho do professor Átila”, ressalta Levermann.

roberto_patta

Share
Published by
roberto_patta

This website uses cookies.