O prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 já se encerrou. Com isso, quem não colocou o imposto em dia está inadimplente. Conforme explicou o delegado da Receita Estadual em Santa Cruz do Sul, Luiz Augusto Wickert, à Rádio Gazeta na manhã desta segunda-feira, 21, o contribuinte que não pagou o tributo em dia, além de perder os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão (se tiver direito), terá multa de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%.
Após a inscrição em dívida ativa, que ocorre após 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5% e o contribuinte fica impossibilitado de emitir certidão negativa de tributos estaduais, o que inabilita, por exemplo, a participação de empresas em licitações. Além disso, o veículo passa a ter restrição de circulação pelo não licenciamento e o débito será lançado no cadastro do Cadin/RS e nos Serviços de Proteção ao Crédito (Serasa, Boa Vista, SPC entre outros).
LEIA MAIS: Prazo para quitar IPVA com desconto termina nesta quarta
Publicidade
Os dados da Receita indicam que 5.607 veículos pagantes do IPVA, emplacados em Santa Cruz, estão irregulares, com os proprietários inadimplentes. O número representa 9,86% da frota do município – que é de 51.280 veículos.
Em valores, o Estado tinha expectativa de arrecadar R$ 48,3 milhões em Santa Cruz do Sul, com o imposto sobre veículos. Até esta segunda-feira, 6,49% deste valor (ou R$ 3,1 milhões), ainda não tinham sido pagos. “Em relação à área de abrangência da Receita Estadual, Santa Cruz historicamente está sempre um pouco abaixo da média de inadimplência, mas ainda assim consideramos valores relevantes e passíveis de regularização”, comentou o delegado da Receita.
LEIA MAIS: Última semana para garantir descontos de até 20,8% no IPVA
Publicidade
Como regularizar
Para quem perdeu todos os prazos de pagamento parcelado e com descontos, previstos no calendário encerrado no final de abril, o delegado Luiz Augusto Wickert explicou que os procedimentos continuam os mesmos. “Podem continuar procurando a rede bancária conveniada. É bom frisar os aplicativos de banco. Para quem é correntista e usuário de aplicativos bancários, só enfrenta fila para pagamento do IPVA se quiser. Basta acessar o aplicativo com número da placa e Renavam e fazer o procedimento”, ressaltou.
Após a inscrição como dívida ativa, somente o Banrisul e o Sicredi estão autorizados a receber os valores para regularização. Nenhuma repartição da Receita Estadual recebe valores relativos aos tributos arrecadados.
LEIA MAIS: IPVA 2021 pode ser pago pelos aplicativos e home banking
Publicidade