Categories: Regional

IPTU e orçamento de 2021 estão nas mãos de Carlão

Empossado prefeito de Santa Cruz do Sul nessa segunda-feira, 21, após a morte de Telmo Kirst, Francisco Carlos Smidt terá apenas dez dias de mandato, mas muitos assuntos importantes para tratar. Uma das pendências é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, que não chegou a ser sancionada por Telmo Kirst.

LEIA MAIS: Francisco Carlos Smidt, o Carlão, assume Prefeitura de Santa Cruz

Na sequência, Carlão ainda terá que encaminhar à Câmara a Lei Orçamentária Anual (LOA), que precisa ser submetida a uma nova audiência pública e aprovada até o fim do ano, sob pena de o novo governo iniciar-se sem ter um orçamento definido.

LEIA TAMBÉM: Câmara realiza audiência pública para debater LDO 2021

Publicidade

Outro ponto envolve o IPTU de 2021: embora o governo tenha anunciado na semana passada que reajustaria o tributo em 4,77%, com base no INPC, o decreto também não chegou a ser assinado. Questionado nessa segunda, Carlão, que vinha defendendo na Câmara o congelamento do IPTU para o ano que vem em função da crise gerada pela pandemia, disse que irá avaliar a viabilidade jurídica dessa medida – que, segundo vinham afirmando os técnicos do Palacinho, pode representar renúncia de receita, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “Vamos olhar isso com muita responsabilidade”, comentou.

LEIA TAMBÉM
ACI Santa Cruz divulga nota contra o reajuste do IPTU pelo INPC
Contribuintes de Santa Cruz podem ter até 12% de desconto no IPTU; veja como


Carlão ainda terá que trabalhar no fechamento das contas do ano. Em entrevista nessa segunda, ele lembrou que obter superavit sempre foi “uma questão de honra” para Telmo – que, duas semanas atrás, anunciou que deixaria pelo menos R$ 10 milhões em caixa para sua sucessora.

LEIA MAIS: Na Prefeitura, gestão fiscal foi tratada quase como obsessão por Telmo Kirst

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.