A comunidade conheceu neste sábado, 27, os equipamentos que faltavam para a abertura do novo bloco cirúrgico do Hospital Vera Cruz (HVC). Os equipamentos do bloco, junto com a execução de uma série de adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros, totalizam um investimento de US$ 74 mil (dólares).
Os recursos, repassados ao hospital pelo Lions Club International Fundation (LCIF), foram buscados junto à organização pelos três Lions Clubes de Santa Cruz do Sul. Já o projeto que possibilitou o recebimento da verba foi idealizado, elaborado e coordenado pelo companheiro leão (CL) Eloy Maury Metz, do Lions Clube Santa Cruz do Sul – Aliança.
“A ideia iniciou em 2017, no centenário do Lions, e devido à dificuldade que o hospital tinha entramos com o projeto, que foi aprovado em 2018”, detalhou Metz. A instalação dos equipamentos teve início em março deste ano, quando o dinheiro foi liberado pelo LCIF.
Publicidade
O bloco cirúrgico recebeu um bisturi elétrico, um aspirador cirúrgico e um monitor multiparamétrico (que checa os sinais vitais). Já o centro de esterilização foi beneficiado com uma máquina ultrassônica para esterilização e uma lavadora de roupas industrial com capacidade para 50 quilos.
Conforme o diretor executivo do HVC, Gilberto Gobbi, os equipamentos eram necessários para liberação de um alvará da vigilância sanitária. Para entrar em funcionamento, o novo bloco ainda precisa receber o sistema de ar central, que segundo Gobbi deve ter a instalação concluída em até dois meses.
Publicidade
“É um momento extremamente importante para a instituição, que vai permitir ao hospital fazer uma série de cirurgias que antes eram barradas porque, como só se tinha um bloco cirúrgico, ele precisava estar disponível para urgências e emergências”, comentou.
Segundo Gobbi, a unidade torna mais próxima a possibilidade de a instituição passar a ser referência em uma especialidade. “É um sonho antigo, que o hospital seja referência em urologia, e com o novo bloco começa a perspectiva de se colocar isso em prática”.
Quanto às adequações exigidas no novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI), o diretor destaca a complexidade da obra, que incluiu a construção de uma rampa externa para evacuação em caso de emergência – a estrutura custou metade do valor total repassado ao hospital. Também foram instalados detectores de fumaça, portas corta-fogo, alarmes e equipamento para bombear água até os hidrantes internos.
Publicidade
LEIA MAIS: Ex-diretor de hospital em Vera Cruz rebate críticas sobre cenário financeiro
“É uma obra grandiosa em função das exigências legais, mas que hoje é uma realidade graças ao auxílio extremamente importante do Lions. Com isso conseguimos o alvará do corpo de bombeiros e agora vamos poder mantê-lo de uma forma muito tranquila”, destacou.
Publicidade
O prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, também esteve presente na inauguração dos equipamentos, e destacou se tratar de um momento histórico para o município. “Uma atitude elogiosa, persistente, qualificada e maturada durante o tempo, que se concretizou através do Lions, entidade mundial que é exemplo no servir ao próximo.”
Publicidade