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Investimento da indústria de alimentos cai por 2 anos seguidos, revela Abia

A indústria da alimentação no Brasil teve dois anos consecutivos de queda nos investimentos. O setor encerrou 2016 com R$ 9,034 bilhões em investimentos, retração de 14,3% ante 2015, ano em que já havia ocorrido queda de 10% ante 2014.

Segundo o diretor de Economia da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), Denis Ribeiro, o patamar de investimentos na média histórica do setor, em anos anteriores à crise, é da ordem de R$ 11,5 bilhões por ano. A queda em 2015 e 2016, diz, se justifica pelo cenário de instabilidade política e macroeconômica do Brasil, que deixou os planos de abertura de novas fábricas e ampliação de linhas “em banho-maria”, disse.

Na avaliação do diretor, os investimentos em ativos fixos caíram, mas houve maior foco em destinação de recursos para áreas como desenvolvimento de produtos e marketing. “Houve aumento em lançamento de novos produtos, de investimento em marketing, porque o cenário para as vendas exigiu muito mais nesse particular”, concluiu.

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Ao mesmo tempo em que caiu o investimento em novos projetos fabris, houve no setor um aumento das fusões e aquisições. Segundo a Abia, as fusões e aquisições somaram, em valor, R$ 11,6 bilhões, um elevação de 25% na comparação anual. “O real se depreciou, os ativos ficaram baratos”, justifica Denis Ribeiro, diretor de economia da entidade, destacando o papel de estrangeiros nas aquisições no período.

Inversão

A crise econômica afetou os hábitos de consumo de alimentos no Brasil e fez as vendas em lanchonetes, bares e restaurantes deixarem de ser o motor do crescimento da indústria alimentícia. Segundo a Abia, o ano de 2016 marcou uma inversão, com as vendas em supermercados pela primeira vez crescendo mais que a venda no chamado “food service”, nome dado aos canais de alimentação fora do lar.

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De acordo com a Abia, as vendas de alimentos e bebidas em 2016 cresceram 9,8% nos canais de varejo e 7,1% no food service. Os números de 2016 vão contra uma tendência dos últimos anos. Segundo a entidade, na média dos últimos dez anos, as vendas no varejo cresceram em torno de 11,5% ao ano, enquanto o food service teve alta de 13,5% ao ano.

Apesar dessa inversão de tendência, o presidente da Abia, Edmundo Klotz, considerou que há uma expectativa de retomada das vendas no food service a partir do final deste ano e em 2018. Para o executivo, as dificuldades de locomoção nas grandes cidades tornam a alimentação fora do lar mais viável.

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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Naiara Silveira

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