A investigação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de fraudes licitatórias em Santa Cruz, não indicou a participação da prefeita Helena Hermany nos crimes. Essa informação foi confirmada pelo coordenador do 8° Núcleo do Gaeco Central, promotor João Beltrame, um dos coordenadores da ação desta terça-feira, 14. Nesta manhã, o vice-prefeito Elstor Desbessell e outros quatro secretários municipais foram afastados dos cargos. O filho de Helena, vereador Henrique Hermany, líder do Governo na Câmara, também foi afastado.
Não há indícios, no entanto, de que Helena Hermany tivesse sequer conhecimento dos crimes investigados. “A gente trabalha no Ministério Público, no Gaeco, com análise de provas. A gente é muito firme nessas questões. A gente não teve, até por estranho que pareça, nesse contexto de ser [fraudes] na Prefeitura, durante todo esse um ano e meio de investigação, nenhum indício do envolvimento da prefeita Helena Hermany nesses crimes que a gente está apurando”, disse Beltrame.
O promotor afirmou que os documentos apreendidos nesta terça-feira podem mudar o curso dessa situação, a partir da análise feita. Entretanto, reforçou que a prefeita não consta como integrante dos grupos político e empresarial envolvidos nos esquemas. “Em nenhum momento a gente teve a participação da prefeita Helena, como participante, conivente ou qualquer tipo de atuação nesses crimes.”
Publicidade
A prefeita se manifestou, ainda no fim desta manhã. Ela disse, inclusive, ter ouvido na Rádio Gazeta a manifestação do promotor, reforçando o não envolvimento dela nos casos investigados. Na coletiva de imprensa, a líder do Executivo trouxe o posicionamento oficial da Prefeitura sobre o caso e disse que “tudo vai se esclarecer”.
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE A OPERAÇÃO CONTROLE
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.