A Polícia Civil de Santa Cruz do Sul concluiu o inquérito que apurou um assalto cometido contra um homem de 55 anos e uma mulher de 23, no dia 9 de junho. Na ocasião, os dois, pai e filha, vieram de Carazinho ao município para fechar o que acreditavam ser a compra de uma picape Ford Pampa. Mas, ao chegarem no local marcado para conclusão do negócio, na Rua Antônio Assmann, Bairro Belvedere, por volta das 17h30, foram abordados por indivíduos armados com um revólver calibre 38.
Os dois tiveram uma quantia em dinheiro e aparelhos celulares levados pelos criminosos. “Obteve-se êxito em angariar farta quantidade de evidências que levaram à identificação de um dos assaltantes, o qual, à época, cumpria pena mediante uso de tornozeleira eletrônica”, afirmou o delegado Alessander Zucuni Garcia, titular da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP), responsável pelo inquérito. O acusado, no dia 12 de junho, acabou preso em flagrante pela Brigada Militar.
LEIA MAIS: Criminoso monitorado por tornozeleira é apontado como autor de ‘golpe do brique’
Publicidade
Na ocasião, portava uma arma de fogo com numeração raspada. Atualmente está recolhido na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Com a conclusão do inquérito, o delegado Alessander representou pela prisão preventiva do homem de 23 anos, que é natural de Santa Cruz do Sul e morador do Loteamento Beckenkamp. O pedido foi acolhido pelo Poder Judiciário. Os aparelhos celulares roubados das vítimas foram recuperados e restituídos a elas. A polícia também apreendeu a arma utilizada no assalto.
A suspeita é de que o homem indiciado pela 2ª DP integre uma quadrilha especializada em golpes pela internet. Utilizando anúncios de uma picape Ford Pampa nos chamados briques do Facebook, com preço bem abaixo do mercado, um grupo criminoso vem atraindo vítimas de todo o Estado para assaltos em Santa Cruz do Sul. Pelo menos oito crimes foram confirmados pela Polícia Civil, com o mesmo modo de operação.
“Tem sido casualmente utilizado um veículo Pampa, apenas com a mudança de cores. Já informaram ser branca, amarela ou vermelha. Normalmente, utilizam-se imagens de internet para fazer esses anúncios e atrair as vítimas”, explicou o delegado Alessander Zucuni Garcia. Durante a investigação, descobriu-se que, na mesma data do roubo no Belvedere – porém mais cedo, às 10h30 –, um morador de Parobé veio ao município também negociar a compra de uma Pampa.
Publicidade
A retirada do suposto veículo foi marcada para ser feita no Loteamento Beckenkamp. Os golpistas, como de costume, exigiram que o comprador levasse o valor em dinheiro vivo para retirar a picape. Argumentaram que não aceitariam depósito, pois “já teriam caído em golpes com recibos frios”. A vítima não cumpriu a exigência, mas teve o celular roubado. “Identificamos que esse mesmo homem, participante do crime no Belvedere, que está detido na Peva, também é autor do assalto mais cedo, no Beckenkamp”, disse Alessander.
LEIA MAIS: Polícia investiga sete casos de golpe do brique em Santa Cruz
O Beckenkamp, inclusive, foi alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã de 8 de julho. A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências de três homens, investigados por supostas ligações com a chamada “Quadrilha da Pampa”, que vem cometendo os golpes pela internet. Um deles, de 38 anos, com antecedente por lesão corporal, foi preso em flagrante por receptação. Em sua garagem estava um veículo Toyota Etios preto, que havia sido roubado no dia 3 de junho, em Alvorada.
Publicidade
O automóvel foi apreendido e o homem encaminhado ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Na casa de outro suspeito, que cumpre pena através de monitoramento por tornozeleira eletrônica, a polícia encontrou sete porções pequenas de maconha. Já na residência de um terceiro homem, que não estava no momento da abordagem, houve a apreensão de 100 gramas de cocaína e 240 de maconha. A investigação continua para apurar autores de outros crimes relacionados aos golpes.
LEIA MAIS: Delegado orienta que compradores tenham precaução ao efetuar negócios pelas redes sociais
Publicidade
This website uses cookies.