Conteúdos de marca

Investidores sentem a pressão aumentar com a inflação perto de dois dígitos

Há uma crença de que taxas de juros mais altas implicam preços de títulos mais baixos. Os mercados olham para o futuro, precificando os ativos com base nas expectativas futuras e ajustando se os dados reais forem diferentes do esperado. A renda fixa não é diferente quando se trata de inflação. Os investidores em títulos não gostam de inflação imprevista, como todas as surpresas inesperadas da inflação. No entanto, os mercados se ajustarão se um aumento for antecipado com suporte e resistência avançado.

O fato de a inflação poder ser preocupante quando não é antecipada em relação ao esperado. Os traders, especialmente no mercado financeiro, precisam ser sábios em suas negociações. A necessidade de ferramentas de negociação, como indicadores de negociação, é importante. O indicador suporte e resistência avançado é um dos indicadores amplamente utilizados para a maioria dos traders, pois os ajuda a identificar os principais níveis em que a tendência de preço é mais provável de parar e possivelmente mudar de direção. Por meio desses indicadores, os traders podem determinar facilmente quando entrar e sair de suas negociações.

Como devem os investidores lidar com o aumento da inflação?

O que sabemos é que os mercados financeiros precificaram um número considerável de aumentos nas taxas de juros dos EUA nos próximos 12 meses, e vimos movimentos significativos nos rendimentos do Tesouro dos EUA para refletir isso. O interessante é que as taxas de juros negativas têm sido tema de conversa desde a crise financeira. Bancos centrais e formuladores de políticas levaram as taxas para território negativo, o que os ajudou a financiar gastos públicos durante a crise financeira, a pandemia e, no caso da zona do euro, a crise do euro.

Agora estamos começando a ver sinais de aperto dos bancos centrais, começando com o Federal Reserve dos EUA (Fed). As taxas de juros passando de negativas para positivas serão um caminho importante a ser observado, porque se essas taxas permanecerem negativas, isso favorece os mercados de ações em relação à renda fixa.

No entanto, são as taxas de juros reais e não as taxas de juros nominais que importam para os mercados, e se começarmos a ver os bancos centrais moverem essas taxas reais de volta para território positivo, provavelmente entraremos em um período mais difícil. No que diz respeito ao Fed, podemos ver um declínio na inflação durante o segundo semestre do ano, principalmente à medida que a inflação cíclica temporária começa a diminuir.

É importante não tomar decisões de curto prazo

Enquanto o Fed tem um mandato duplo de estabilidade de preços e pleno emprego, o mandato do Banco Central Europeu (BCE) tem estabilidade de preços. Portanto, o BCE deve ser mais responsivo aos picos de inflação do que o Fed. Espero que os rendimentos continuem a subir até uma postura mais agressiva do BCE. Também espero que o BCE mova as taxas de juros para fora do território negativo e encerre seu programa de compra de ativos ainda este ano. Isso provavelmente significará mais aumentos nos rendimentos e talvez um aumento maior nos rendimentos dos títulos na zona do euro em comparação com os EUA, onde a maioria dos aumentos das taxas já está precificada.

Como a dinâmica inflacionária e a inflação percebida e disfarçada continuam ocorrendo, é importante não tomar decisões de curto prazo ao investir em meio a esses períodos inflacionários. Olhando para a inflação ao longo do tempo, excluindo períodos de inflação extrema ou deflação significativa, os mercados de renda fixa agregaram valor de longo prazo.

Além disso, por meio de uma abordagem muito seletiva baseada em fundamentos, os investidores podem mitigar o aumento da inflação, desde investir em títulos indexados à inflação até classes de ativos como alto rendimento ou mercados emergentes, que oferecem retornos reais ainda positivos e são menos afetados por inflação em comparação com títulos do governo de alta qualidade. No Capital Group, focamos em oportunidades onde podemos gerar retornos absolutos positivos.

Especialmente diante do contexto atual, é importante considerar o investimento em renda fixa caso a caso. Investir em mercados emergentes destaca a importância de uma abordagem de baixo para cima, e a recente crise de preços de energia e alimentos é um bom exemplo disso. Por exemplo, preços fortes de commodities são um benefício real para o Brasil como exportador de commodities, e o real brasileiro subiu dois dígitos até agora este ano.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.