As temperaturas bem frias que aconteceram no outono já deram mostras do que esperar para este inverno. Por isso, nada melhor do que apostar em peças de tricô para se esquentar. Apesar de ser uma técnica que atravessa os séculos, ele está sempre em processo de reinvenção. O ato de entrelaçar um único fio com duas agulhas a partir de duas variações de pontos dá margem para criações de diversas peças, que agradam a todas as gerações. E, ainda que existam máquinas com múltiplas agulhas para agilizar o processo, o encantamento pelo método artesanal segue conquistando adeptos através dos anos.
De acordo com Hélia Bergamaschi, gerente da loja Festa e Fantasia, de Santa Cruz do Sul, as roupas de tricô nunca saem de moda. Entra ano, sai ano, lá estão elas novamente. “Tudo o que é artesanal tem ganhado mais destaque e hoje muitas pessoas apostam nisso, seja por economia, para se entreter e, até mesmo, para vender”, afirma. Além disso, um blusão feito em casa é personalizado, feito de acordo com o gosto da tecelã, com o ponto, cor e modelo que ela deseja.
LEIA TAMBÉM: Formiguinhas da Maturidade precisam de doações de lã em Santa Cruz
Publicidade
As estações frias são um convite para por em prática a habilidade. Hélia atesta que a procura pelos novelos de lã tem sido intensa, principalmente para a confecção de golas, polainas, luvas e blusões. “Mas o leque de peças que podem ser confeccionadas é grande. Hoje, por exemplo, as almofadas e pezeiras para cama feitas em tricô estão muito na moda. E dá para fazer muita coisa, como mantas, colchas e roupas de bebê”, enumera.
Quanto às cores, a empresária lembra que, apesar do azul e do rosa estarem em alta para o inverno de 2022, a escolha dos clientes está bem variada, indicando que a estação será colorida. Da mesma forma, são muitas as opções de tipos de lã disponíveis e a definição recai sobre o modelo de peça que se vai tricotar.
LEIA TAMBÉM: Grupo Formiguinhas da Maturidade do Sesc doa roupas a crianças do HSC
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Golas de lã confeccionadas em escola beneficiam alunos
Para quem não sabe ou ainda não domina bem a técnica, vale a pena procurar um curso para expandir os conhecimentos. A internet oferece muitas opções para o aprendizado, além das revistas especializadas que trazem o passo a passo com fotos e ilustrações. Antes disso, é importante saber quais são os materiais necessários para a confecção das peças. Confira:
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.