Com a queda nas temperaturas e a proximidade do Dia das Mães, o comércio se prepara para uma temporada movimentada. Empresas de diversos setores definem as estratégias para atrair clientes e impulsionar as compras neste período do ano. Em Santa Cruz do Sul, as entidades representativas do setor acreditam em um aumento de 5% ou mais nas vendas em relação ao ano passado.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz tem a expectativa de que os segmentos de vestuário e calçados tenham boa procura pelos clientes. A previsão de períodos mais longos de frio pode contribuir para isso. “O inverno passado foi curto. Neste ano, a expectativa é de que esse clima permaneça por mais tempo, melhorando as vendas”, ressalta o presidente da entidade, Ricardo Bartz.
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Outros itens também devem se destacar, como, por exemplo, roupas de cama, aquecedores e calefatores. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, os lojistas já estão se preparando para o Dia das Mães. “É uma das datas mais importantes do ano, e para alguns segmentos é a segunda mais relevante no quesito vendas”, observa.
A CDL e o Sindilojas acreditam que deve ocorrer uma alta de 5% ou mais nas vendas ano em comparação ao ano passado, neste mesmo período. “Outro aspecto que poderá ser impactado se relaciona à gastronomia e aos supermercados, que devem vender mais, especialmente no Dia das Mães”, projeta Bartz. Também têm ampla procura setores de bazar, joalherias e perfumaria.
A venda de tabaco nos últimos meses e a antecipação da primeira parcela do 13º salário para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para os servidores da Prefeitura de Santa Cruz devem causar impacto na economia local nos próximos dias. “Esse movimento sempre faz uma boa diferença no comércio da cidade, por sermos um polo regional de varejo”, destaca Spode.
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Nas vitrines das lojas de Santa Cruz do Sul, as tendências para outono e inverno já chamam a atenção dos consumidores, assim como para o Dia das Mães, celebrado em 12 de maio. Na Dullius, a preparação para esse período foca opções de presentes e nas condições facilitadas de pagamento. “Estamos com muita procura por botas – e acreditamos que os casacos também terão nos próximos dias. Para atrair os clientes, estamos com promoções nesse setor”, diz a gerente Carina Michele da Silva, 32 anos.
A data em homenagem às mães é considerada a segunda melhor em negócios, em razão da alta procura por presentes. A gerente Fátima Oliveira, 53 anos, da Loja Marlene Calçados, ressalta a boa expectativa. “Essa época é o nosso segundo maior mês em vendas, depois do Natal. As tendências são as botas, mas também devemos registrar a procura por chinelos e sapatos.” O vale-presente segue como opção. “É uma alternativa para quem ainda não sabe o que comprar para a sua mãe”, diz Fátima.
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Conforme a gerente Luana Kessler, 42 anos, da Joalheria e Ótica Kothe, o que também anima os lojistas é a antecipação da primeira parcela do 13º salário para muitos consumidores. “É uma data forte para joias e relógios, que são muito procurados como opção de presente para as mães.”
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