Santa Cruz do Sul

Inverno e Dia das Mães são apostas do comércio para incrementar as vendas

Com a queda nas temperaturas e a proximidade do Dia das Mães, o comércio se prepara para uma temporada movimentada. Empresas de diversos setores definem as estratégias para atrair clientes e impulsionar as compras neste período do ano. Em Santa Cruz do Sul, as entidades representativas do setor acreditam em um aumento de 5% ou mais nas vendas em relação ao ano passado.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz tem a expectativa de que os segmentos de vestuário e calçados tenham boa procura pelos clientes. A previsão de períodos mais longos de frio pode contribuir para isso. “O inverno passado foi curto. Neste ano, a expectativa é de que esse clima permaneça por mais tempo, melhorando as vendas”, ressalta o presidente da entidade, Ricardo Bartz.

LEIA TAMBÉM: Estado concede última autorização para o início da duplicação da RSC-287

Publicidade

Outros itens também devem se destacar, como, por exemplo, roupas de cama, aquecedores e calefatores. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, os lojistas já estão se preparando para o Dia das Mães. “É uma das datas mais importantes do ano, e para alguns segmentos é a segunda mais relevante no quesito vendas”, observa.

A CDL e o Sindilojas acreditam que deve ocorrer uma alta de 5% ou mais nas vendas ano em comparação ao ano passado, neste mesmo período. “Outro aspecto que poderá ser impactado se relaciona à gastronomia e aos supermercados, que devem vender mais, especialmente no Dia das Mães”, projeta Bartz. Também têm ampla procura setores de bazar, joalherias e perfumaria.

A venda de tabaco nos últimos meses e a antecipação da primeira parcela do 13º salário para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para os servidores da Prefeitura de Santa Cruz devem causar impacto na economia local nos próximos dias. “Esse movimento sempre faz uma boa diferença no comércio da cidade, por sermos um polo regional de varejo”, destaca Spode.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Domingos livres, feriados negociados e horário de Natal: lojistas definem funcionamento do comércio

Clima de otimismo nas lojas

Nas vitrines das lojas de Santa Cruz do Sul, as tendências para outono e inverno já chamam a atenção dos consumidores, assim como para o Dia das Mães, celebrado em 12 de maio. Na Dullius, a preparação para esse período foca opções de presentes e nas condições facilitadas de pagamento. “Estamos com muita procura por botas – e acreditamos que os casacos também terão nos próximos dias. Para atrair os clientes, estamos com promoções nesse setor”, diz a gerente Carina Michele da Silva, 32 anos.

A data em homenagem às mães é considerada a segunda melhor em negócios, em razão da alta procura por presentes. A gerente Fátima Oliveira, 53 anos, da Loja Marlene Calçados, ressalta a boa expectativa. “Essa época é o nosso segundo maior mês em vendas, depois do Natal. As tendências são as botas, mas também devemos registrar a procura por chinelos e sapatos.” O vale-presente segue como opção. “É uma alternativa para quem ainda não sabe o que comprar para a sua mãe”, diz Fátima.

Publicidade

Conforme a gerente Luana Kessler, 42 anos, da Joalheria e Ótica Kothe, o que também anima os lojistas é a antecipação da primeira parcela do 13º salário para muitos consumidores. “É uma data forte para joias e relógios, que são muito procurados como opção de presente para as mães.”

Carina da Silva acredita que a procura por casacos deve aumentar
Gerente Fátima Oliveira: Dia das Mães é a 2a melhor data para vendas
Luana: itens de joalheria com grande procura para opção de presentes

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.