A partir das 12h54 desta sexta-feira, 21, começa oficialmente a estação mais fria do ano. Pelo menos é assim que ela é chamada, apesar de as baixas temperaturas ainda não terem marcado o Vale do Rio Pardo em 2019. A situação de calor no começo da semana, contrasta com outros anos onde já havia geada e temperaturas abaixo de zero no mesmo período.
A meteorologia da Metsul, Estael Sias, confirma que a nova estação vai ter influência do El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas no Oceano Pacífico. “Em geral o El Niño sempre favorece mais a chuva no inverno. Traz uma condição de que as frentes frias passem mais devagar, por isso elas podem trazer volumes mais altos de precipitação. Então poderemos ter chuva dentro e acima da média nos próximos meses de inverno.”
Conforme a meteorologista, a passagem das frentes frias também tem um impacto nas temperaturas. “Isto tem um impacto no frio também, de reduzir a passagem de ondas de frio, então assim como o outono, o inverno deve ter também temperaturas acima da média com uma frequência grande de dias amenos e até quentes”, conta.
Publicidade
Segundo Estael Sias, o inverno vai ter mais cara de outono do que do próprio inverno. “A gente tem a manutenção deste cenário que a gente teve no outono. Períodos de chuva excessiva poderão ocorrer, assim como períodos de bastante umidade e o frio será escasso. Poderemos ter episódios de geadas no Vale do Rio Pardo, mas em geral serão períodos curtos, assim como tem acontecido até agora.”
Para quem está com saudade do frio, tem uma boa notícia. Os prognósticos mostram pelo menos duas massas de ar devem atingir o estado até o fim do mês. A primeira entre os dias 25 e 26 e outra vai afetar o Rio Grande do Sul no próximo fim de semana, nos dias 29 e 30.
Publicidade
This website uses cookies.