O primeiro dia do chamado inverno meteorológico (trimestre junho a agosto), que é diferente do inverno astronômico, será mais uma vez gelado no Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia antecipa uma madrugada e amanhecer de quarta-feira, 1º de junho, de temperatura muitíssimo baixa em parte do estado gaúcho com mínimas abaixo de 5 graus generalizadas e novamente negativas em grande número de municípios, resultando na formação de geada.
A previsão da MetSul é que algumas cidades terão mínimas até menores que as observadas nesta terça, embora na maioria as marcas sejam menos baixas. O Sul e parte do Leste podem ter pontos com mínimas menores que nesta terça-feira, 31 de maio. Na maioria dos pontos da Metade Norte, aumento de nuvens e vento devem impedir que se repitam as marcas, apesar de seguir muito frio.
VEJA: Ar polar derruba temperatura e região tem o amanhecer mais gelado do ano
Publicidade
Vale do Rio Pardo
Nesta terça, o frio mais intenso foi registrado em Sobradinho. O município do Centro-Serra começou o dia com zero grau. Em Encruzilhada do Sul, a mínima foi de 1,4 grau. Em Santa Cruz do Sul, o amanhecer também foi gelado. A menor temperatura ocorreu na estação automática localizada no Bairro Country: 3,2 graus
Nesta quarta-feira, 1º de junho, o sol volta a aparecer e novamente a mínima fica abaixo dos 5 graus em Santa Cruz. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta, em mapa, a área em que pode ter formação de geada no Estado. Inclui todo o Vale do Rio Pardo. No decorrer do dia, as nuvens aumentam e pode ocorrer pancadas de chuva. A precipitação vai ser irregular e em baixos volumes. Na quinta-feira, 2, ainda persiste o risco de pancadas de chuva mas não estão descartados momentos de sol. O frio diminui, mas as mínimas no Vale do Rio Parto continuam perto dos 10 graus.
LEIA MAIS: Semana pode ter dia mais frio do ano; veja a previsão para o Vale do Rio Pardo
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!