O Hospital Santa Cruz (HSC) recebeu nos dias 10 e 12 deste mês a visita de uma estudante de Medicina da República Tcheca, Eliska Lavko, da Charles University Prague. A acadêmica conheceu a instituição por meio da Federação Internacional de Estudantes de Medicina (IFMSA), cuja atuação inclui a realização desse intercâmbio.
A professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HSC, Dulciane Paiva, e a docente do curso de Medicina da Unisc e tutora do Programa de Residência Médica do Hospital, Dóris Medianeira Lazaroto Swarowsky, organizaram atividades que possibilitaram à estudante conhecer a estrutura, a missão e os valores do hospital.
LEIA MAIS: Veja as unidades de saúde que atenderão no período noturno na segunda quinzena de agosto
Publicidade
A estudante tcheca visitou o Laboratório de Experiência e Habilidades da Unidade de Atendimento Ambulatorial do Curso de Medicina (UAA), o Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), o setor de Emergência e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na UTI, houve demonstração do projeto de pesquisa “Máscara de mergulho adaptada para prática de ventilação não invasiva em boneco simulador”, além da apresentação das rotinas e da estrutura do espaço.
Também participaram da recepção da intercambista, Ana Paula Rabuske, acadêmica do curso de Fisioterapia da Unisc; as estudantes do curso de Medicina da Unisc Isabela Lazaroto Swarowsky, Rafik Ali Juma Hamid e Laiane Pithan da Silva; o fisioterapeuta Alexander Morinélli e os fisioterapeutas do HSC Helena Rocha Machado e Sergio Zonta. Eles acompanharam todas as etapas da visitação técnica, vivenciando o modelo de mobilidade acadêmica e de intercâmbio.
LEIA TAMBÉM: Diabetes em gestantes afeta 18% das grávidas brasileiras; veja cuidados
Publicidade
Segundo Eliska, a experiência de conhecer a estrutura de um hospital brasileiro e um sistema de saúde pública de modo tão detalhado foi enriquecedora para a formação dela. “Estou muito feliz por ter a chance de ampliar meus horizontes. Penso que é importante ver que as coisas podem funcionar de outras maneiras”, comentou a intercambista. Ela também elogiou a forma gentil e calorosa pela qual foi recebida.
De acordo com as professoras Dulciane e Dóris, receber uma estudante de um país tão distinto culturalmente marca o processo de internacionalização da educação superior na prática assistencial do HSC. Na avaliação delas, essas ações fortalecem o hospital no aperfeiçoamento da comunicação na língua inglesa e em oportunizar ao intercambista o aprendizado da língua portuguesa. “Permitir aos estudantes essa troca de experiências nacionais e internacionais, de forma a agregar novos conhecimentos, promover respeito à diversidade e compreensão da realidade médica local e global, foi extremamente enriquecedor a todos os envolvidos”, avaliaram as docentes.
LEIA TAMBÉM: Dia Nacional do Diabetes: pacientes devem buscar qualidade de vida
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.