Categories: Centro-Serra

Intercambista da Fogolar Friulano de Sobradinho embarca para a Itália

Nesse sábado, 28, mais um intercambista sócio do Fogolar Friulano de Sobradinho embarcou com destino a Itália para o Curso de Introdução na Arte do Mosaico, na Escola Mosaicisti do Friuli, em Spilimbergo. Ramon Maieron Pereira, 24 anos, é natural de Ijuí e atualmente reside em Passo Fundo. Ele é formado em Engenharia Civil pela UPF e está fazendo pós-graduação em segurança do trabalho pela Imed e será o único brasileiro entre mais onze intercambistas ligados ao Ente Friuli nel Mondo através das mais de 160 entidades espalhadas em todo o globo.

Todas as despesas com passagem aérea, alimentação e estadia são financiadas pela Região Autônoma do Friuli Venezia Giulia, através do Assessorato alla cultura, sport e solidarietà – Servizio corregionali all’estero e integrazione degli immigrati e do Fondo per i Corregionali all’estero.

O projeto idealizado pelo Ente Friuli nel Mondo oferece a oportunidade da vivência teoria e prática do mosaico através da história na escola mais importante do mundo na arte musiva e vai até o dia 11 de novembro. Fundada em 1922, é responsável por obras como o assoalho em mosaico do Foro Itálico em Roma, os mosaicos na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, o relâmpago em cores do arco-íris do Ground Zero, em Nova York e diversas exposições nos museus mais conceituados da Europa, Ásia e América do Norte.

Publicidade

Estão previstas, durante os 15 dias de curso, visitas as principais cidades históricas da região do Friuli: Udine, Aquileia, Palmanova, Sesto al Reghena, Pordenone, Valvasone, entre outras, e também encontro com alguns protagonistas da vida cultural, social e econômica do Friuli.

Conhecimento na área

Conforme Ramon Maieron Pereira o curso pode proporcionar conhecimentos a serem aplicados na sua área como engenheiro civil, tanto na hora de criar um projeto quanto na hora de executá-los. “A expectativa também é grande por ser uma oportunidade única e completamente diferente do que estou habituado: um novo idioma, novas pessoas, novos lugares, nova cultura, além de conhecer as origens da minha família na região do Friuli. Sem dúvida será uma experiência enriquecedora profissionalmente e socialmente”, destacou o intercambista.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.