ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Intercâmbio cultural como forma de inclusão social completa 12 anos

Os professores vêm de outras nações dispostos a conhecer, na prática, a cultura brasileira. Do outro lado, crianças e adolescentes ávidos por saber mais sobre o idioma e como é a vida nos países distantes. Desde 2005, estes encontros se repetem a cada semestre no Bairro Faxinal Menino Deus, em Santa Cruz do Sul, e significam jornadas de descobertas para os jovens que participam do Projeto Menino Deus Fala Inglês. Ao mesmo tempo em que aprendem a falar a língua inglesa com professores estrangeiros, também fazem parte de um intercâmbio cultural ampliando sua visão de mundo.

O projeto se integra ao Programa Universal Leaf Cidadão e vem beneficiando os jovens moradores do bairro graças ao esforço conjunto do Instituto de Idiomas Schütz & Kanomata, da empresa Universal Leaf Tabacos e da Associação de Moradores Polo Comunitário Menino Deus. Em seus 12 anos de atuação, a ação já contabilizou 980 inscrições para as aulas realizadas no Polo Comunitário, que disponibiliza de 30 a 50 vagas por semestre. 

Publicidade

E, na tarde desta sexta-feira, 1º de julho, estudantes e professores estiveram reunidos no Polo Comunitário Menino Deus, local de realização das aulas, para o ato de encerramento de mais um semestre, o 23º desde a implantação do projeto. A festa recebeu o nome de ‘Saint John Party’ em alusão às festas juninas e, entre pipocas e cachorros-quentes, o norte-americano Willyam Kresse e a australiana Jilian Newman entregaram os certificados aos estudantes que tiveram mais de 80% de presença.

Publicidade


Menino Deus Fala Inglês: turma do primeiro semestre de 2016

Na solenidade, o presidente da Associação de Moradores do Polo Comunitário Menino Deus, José Osmar Gomes (Marinho), disse que tem sido uma experiência muito especial poder receber esses professores que vêm de longe para dar um grande exemplo de solidariedade, fazendo um trabalho voluntário e beneficiando as crianças e jovens do bairro. Para Nelza Lau, gerente de Assuntos Corporativos da Universal Leaf Tabacos, a empresa tem dedicado esforços para que essa parceria continue gerando bons frutos e contribuindo para ampliar conhecimento e fortalecer os laços de solidariedade que unem os parceiros. 

E o diretor do Instituto de Idiomas Schütz & Kanomata e idealizador do projeto, Ricardo Schütz, lembrou que o Menino Deus Fala Inglês representa uma via de mão dupla. “Concretizamos a verdadeira cultura do intercâmbio, nesta visão que possibilita a ampliação dos horizontes”, disse. E Takako Kanomata lembrou que os primeiros estudantes do projeto já seguiram suas vidas e hoje são até mães e pais. “Vocês verão como é importante saber inglês para enxergar o mundo fora do nosso bairro, nossa cidade e nosso país”, disse aos jovens presentes. 

Publicidade

Publicidade

Como já é tradição do projeto, a cada semestre, há seleção de bolsas integrais para estudar nas turmas regulares do Schütz & Kanomata. São selecionados aqueles que demonstram mais motivação para o aprendizado da língua inglesa. Neste semestre, a ganhadora da bolsa foi Evelyn Terra da Silva, de 12 anos. Durante a festa, alguns adolescentes se manifestaram em inglês para agradecer aos professores. E os alunos com 100% de frequência foram destacados e premiados como forma de estímulo.

Publicidade

© 2021 Gazeta