Um projeto de internacionalização vai além de ter um simples contato com uma universidade de outro país. Precisa de produção científica, trocas de experiências e informações, intercâmbios de professores e estudantes. E essa bagagem foi vivenciada durante os cinco anos em que esteve vigente o Programa de Internacionalização da Pós-Graduação, com o projeto “Políticas públicas, novos arranjos institucionais e participação social: um estudo comparativo sobre as políticas de desenvolvimento territorial no Brasil e Chile”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR). A parceria foi entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Universidade de Los Lagos (ULagos), no Chile.
O professor da Unisc que coordenou a proposta encerrada em dezembro do ano passado, Rogério Leandro Lima da Silveira, comemora a parceria e lembra que a escolha pela ULagos foi, justamente, pela semelhança com a Unisc. “É uma Universidade regional que atua no Sul do Chile, tem campi, a quantidade de alunos é semelhante, a cidade em que está inserida também é proporcionalmente parecida com Santa Cruz do Sul”, detalha.
LEIA TAMBÉM: Vereadora sugere criação de espaço para acesso gratuito a computadores com internet
Publicidade
O programa foi contemplado no Edital Fapergs/Capes 06/2018, que tinha como proposta aumentar o intercâmbio dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes no Rio Grande do Sul com instituições conceituadas no exterior, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre as equipes gaúchas e estrangeiras. “Em 2017, tivemos o Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional em que convidei o professor Marcel Thezá. A partir dali fomos nos aproximando e mandei a proposta de convênio de cooperação. Descobrimos que em 1995 as duas Instituições já tinham sido parceiras. Então, atualizamos a proposta e fizemos um convênio específico”, explica o professor da Unisc.
Em 2018, Thezá, que integra o Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (Ceder) da ULagos, esteve na Unisc por 15 dias, período em que ministrou cursos e orientou alunos. Em 2019, foi elaborado um estudo comparativo sobre políticas públicas territoriais Brasil/Chile, por meio de várias reuniões virtuais. “Depois chegou a pandemia com a pausa das atividades. A Fapergs atendeu os pedidos e prorrogou a parceria.”
LEIA TAMBÉM: Estudantes da região revelam estratégias para obter sucesso no Enem
Publicidade
Já em 2022, o professor Rogério esteve na ULagos. Meses depois, foi a vez da professora Cláudia Tirelli, também docente do PPGDR. No mesmo ano, vieram do Chile os professores Daniella Gac Jiménez e Álvaro Roman. “Foram períodos de palestras e conhecimento das regiões”, destaca.
A parceria também rendeu a publicação do livro “Atores, territórios e dinâmicas do desenvolvimento regional: Diálogos Brasil – Chile”. O texto foi editado por Thezá; por Daniella Gac Jiménez; e pelos pesquisadores da Unisc, os professores Rogério Leandro Lima da Silveira e Cidonea Machado Deponti. Apresenta toda a troca de experiência entre as duas Instituições. “O mais interessante é que as relações permitiram ampliar a rede de cooperação incluindo a Universidade de Chapingo, no México, e a Universidade de Rio Negro, na Argentina, em que juntos construímos um projeto de pesquisa para a Agência de Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Chile”, acrescenta.
LEIA TAMBÉM: Sesc promove Jornada Pedagógica para professores da rede municipal
Publicidade
Apesar do encerramento do projeto em dezembro, as ações seguem. “Nos cinco anos destaco a disposição de cooperação entre as Universidades. Os pesquisadores passam, mas as Instituições ficam, então, é importante poder contar com atividades como essa. Ficou uma semente.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade