O Internacional enfrentou o Cruzeiro neste domingo, 27, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro no Beira-Rio e venceu por 1 a 0, com gol marcado por Valdívia aos 30 minutos do segundo tempo. O resultado mantém o Inter em 17º, com 42 pontos, na zona de rebaixamento, mas com a mesma pontuação do Vitória, que enfrentará o Coritiba nesta segunda-feira, 28, no Couto Pereira, em Curitiba. O Cruzeiro é o 13º, com 48 pontos. Na última rodada, o Inter enfrentará o Fluminense no Maracanã, Rio de Janeiro, no domingo, 4, às 17 horas. No mesmo dia e horário, o Cruzeiro recebe o Corinthians no Mineirão, em Belo Horizonte. Rivais do Inter, o Vitória recebe o Palmeiras no Barradão, em Salvador, enquanto o Sport, com 44 pontos, enfrenta o Figueirense, na Ilha do Retiro, em Recife.
No Inter, a vitória era necessária para que a equipe pudesse chegar à última rodada com chance de escapar do rebaixamento à Série B, algo inédito na história do clube. Para isso, o técnico Lisca havia fechado três treinamentos durante a semana e mantido a escalação em segredo. A principal dúvida era o atacante Vitinho, que sentia dores musculares e não estaria apto para atuar nos 90 minutos. A sequência sem vitórias da equipe era de cinco jogos, um número que precisava ser obrigatoriamente encerrado. Com medo de quebra-quebra, a segurança foi reforçada no estádio.
Publicidade
Torcida colorada apoiou a equipe do início ao fim
Foto: Ricardo Duarte/Internacional
O Cruzeiro, do técnico Mano Menezes, apenas cumpriria tabela em Porto Alegre. Ele não teria Henrique e Arrascaeta, ambos suspensos, além dos lesionados Fábio, Dedé e Judivan, que não atuam há um bom tempo pelo clube. Os substitutos seriam Lucas Romero e Rafael Sobis. Uma polêmica se instarou durante a semana em relação à Rafael Sobis. Revelado nas categorias de base do Internacional, teve papel importantíssimo nas duas Libertadores conquistadas pelo clube gaúcho, em 2006 e 2010, inclusive com gols nas decisões. O jogador rebateu insinuações de que ele havia pedido para não enfrentar o ex-clube. “Não teve nada disso, estou pronto para o jogo, pronto para a viagem, trabalhei normalmente, nunca teve nenhuma conversa com ninguém do clube sobre jogar ou não jogar. Nem deveria dar explicações, mas para deixar em evidência que as pessoas mentem, as pessoas inventam, jamais vai passar pela minha cabeça pedir para não jogar, independentemente do clube que estiver e contra quem vou jogar”, disse.
Logo após a bola rolar, a fumaça dos sinalizadores provocou uma paralisação de alguns minutos. Aos seis minutos, Alex roubou a bola de Manoel e acionou Nico López. O uruguaio bateu cruzado e a bola saiu rente à trave direita de Rafael. Aos 11, após uma sobra, o venezuelano Seijas soltou a bomba e a bola desviou na defesa. Após a cobrança de escanteio, Rodrigo Dourado cabeceou por cima. Já aos 22, Rafael Sobis recebeu a bola de Willian e finalizou à direita de Danilo Fernandes. Aos 26, Rafael Sobis cruzou na área, Paulão afastou e Robinho ficou com a bola. A conclusão saiu em cima da marcação. Aos 27, Seijas dominou após um rebote e bateu forte. A bola desviou em Léo. Aos 30, Lisca decidiu modificar o esquema tático com a entrada de Vitinho na vaga de Geferson. Alex se transformou em lateral-esquerdo. Já aos 33, William cruzou da direita e Vitinho cabeceou por cima. Aos 37, Manoel derrubou Nico López na entrada da área. Alex cobrou no ângulo direito e Rafael saltou para espalmar. O ritmo caiu nos minutos finais e o Inter não chegou a criar novas oportunidades de gol.
Publicidade
Inter disputa permanência na elite com Vitória e Sport
Foto: Ricardo Duarte/Internacional
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com Edimar na vaga de Bryan. O goleiro Danilo Fernandes salvou em duas oportunidades aos cinco minutos. Primeiro, abafou a finalização de Alisson, que recebeu com liberdade na grande área e depois, espalmou uma finalização potente de Rafael Sobis no canto esquerdo. O tempo passava e com isso, o nervosismo dos jogadores e principalmente, dos torcedores, aumentava gradativamente. Para trazer algo novo para a partida, o meia Valdívia foi chamado por Lisca e o colocou na vaga de Rodrigo Dourado aos 15 minutos. No Cruzeiro, Marcos Vinícius substituiu Willian. Aos 19, Vitinho recebeu na esquerda e em meio a dois marcadores, conseguiu espaço para o chute. Rafael defendeu com firmeza. Neste instante, sobreava um drone pelo Beira-Rio com o “Fantasma da B”. Já aos 25 minutos, Ariel entrou na vaga de Seijas e no time mineiro, Ramón Ábila ingressou no posto de Ariel Cabral. Aos 26, Anderson bateu de fora da área e Rafael defendeu em dois tempos. Quando a vitória parecia distante, Valdívia tratou de resgatar a esperança colorada. De fora da área, bateu colocado e acertou no ângulo direito de Rafael. Gritos de euforia tomaram conta do Beira-Rio. A permanência na Série A ficava ao alcance. O Inter levou um susto aos 39. Rafael Sobis cruzou da esquerda, Alisson dominou e foi interceptado. A bola sobrou na grande área e Robinho soltou a bomba. A bola raspou o travessão. Já aos 45, outro lance de arrepiar. Marcos Vinícius cruzou rasteiro da direita e Ábila concluiu com liberdade. A bola passo rente à trave esquerda. Após os acréscimos, o apito final foi um símbolo de alívio.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2016 – 37ª RODADA
INTERNACIONAL 1 x 0 CRUZEIRO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de novembro de 2016, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Cartões amarelos: Seijas e Danilo Fernandes (Internacional); Bryan e Manoel (Cruzeiro)
Gol: Valdívia (Inter) – 30min/2º
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Geferson (Vitinho); Anselmo, Rodrigo Dourado (Valdívia), Seijas (Ariel), Anderson e Alex; Nico López
Técnico: Lisca
Publicidade
CRUZEIRO: Rafael; Ezequiel, Manoel, Léo e Bryan (Edimar); Lucas Romero, Ariel Cabral (Ramón Ábila) e Robinho; Alisson, Rafael Sobis e Willian (Marcos Vinícius)
Técnico: Mano Menezes
This website uses cookies.